SERVIDORES DO CAMPUS JAGUARÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SINDICAL


Na manhã de quinta-feira, 4, os servidores do IFSul Campus Jaguarão receberam do curso de formação sindical “O sindicalismo e a luta por direitos”, que teve como palestrantes o cientista político, Renato Della Vechia, e o professor e sindicalista, Manoel Porto Jr. A atividade  foi uma iniciativa dos representantes de base do campus com o apoio da Seção Sindical.

Della Vechia iniciou a atividade com uma breve contextualização histórica sobre o surgimento dos sindicatos e a conquista dos direitos trabalhistas no Brasil. Ao contrário do imaginário popular, que considera a Consolidação das Leis Trabalhistas um presente que Getúlio Vargas decidiu entregar aos trabalhadores, a CLT foi um movimento necessário para o governo Vargas, resultado da mobilização e organização dos trabalhadores que se espalhava pelo Brasil e pelo mundo.

Além da luta dos trabalhadores, o reconhecimento dos direitos trabalhistas teve um papel estratégico para a consolidação do capitalismo brasileiro. Era fundamental trazer os trabalhadores do campo para as cidades naquele momento. Neste sentido, a CLT funcionou como um importante atrativo, que possibilitou a expansão industrial no país.

Embora tenha um papel fundamental para o desenvolvimento do movimento sindical no país, a CLT trouxe algumas aberrações como os sindicatos patronais. No entanto, o fato de estabelecer que as negociações entre trabalhadores e patrões devam ser mediadas por entidades de classe, o documento deu força e permitiu que o proletariado se fortalecesse através das negociações coletivas e do direito de greve.

O coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., falou sobre o surgimento dos sindicatos de servidores públicos, que defendem, além das pautas da categoria, o patrimônio e os serviços públicos, gratuitos e de qualidade para todos. Manoel apresentou a história do Sinasefe-IFSul e destacou a importância, do ponto de vista estratégico da luta, de ter um Sindicato que represente tanto os servidores técnicos administrativos como os docentes.

O coordenador falou um pouco sobre as estratégias de ação que têm marcado a atual gestão, principalmente a busca por uma construção coletiva. “Somos todos servidores do instituto, eventualmente ocupamos posições de gestão no sindicato, nos campi e na reitoria, mas partilhamos o compromisso de buscar sempre o melhor para os servidores, alunos e comunidade”, salientou. Neste sentido, o sindicato tem pautado suas ações e, quando necessário, cobrado das gestões ações que representem esse compromisso que é de todos.

Renato Della Vechia é professor universitário, cientista político e membro do Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA). O Sinasefe-IFSul é parceiro do IMA em diversas atividades de formação e está sempre disponível para organizar formações sindicais nos campi que compõe a base do Sindicato.

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores fazem campanha pela Racionalização do cargo de Assistente de Aluno de nível C para nível D

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA