ASSEMBLEIA GERAL APROVA PARALISAÇÃO E LUTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA


A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta segunda-feira, 15, em Pelotas, aprovou por ampla maioria a adesão ao Dia Nacional de Paralisação, Luta e Resistência, convocado pelo Fonasefe para 24 de outubro. Diante da complexa conjuntura atual e da necessidade de fortalecer a luta em defesa da educação pública e da rede federal de ensino, o Sindicato Nacional tem promovido uma série de atividades e dias nacionais de mobilização.

Além da paralisação, serão realizados atos em frente aos Institutos, com o objetivo de destacar a luta em defesa da educação e da Rede Federal. Serão produzidos materiais gráficos, para esclarecer a população sobre as ameaças que a educação enfrenta. O Sindicato Nacional destaca quatro pontos nevrálgicos que devem ser combatidos: A EC 95/2016, que congela os investimentos primários por 20 anos; a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); o projeto Escola Sem Partido; e a absorção de nossa rede pelo Sistema S.

O coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., destacou que é necessário uma mobilização urgente para barrar os ataques incorporados às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Conselho Nacional de Educação iniciou, nesta terça-feira (9), uma consulta pública sobre o conteúdo e formato do ensino. O documento estava em discussão no CNE, em paralelo ao debate sobre a base nacional do ensino médio, e atualiza o formato dessa etapa — as diretrizes hoje em vigor são de 2012.

O documento poderá legitimar os ataques impostos pela Reforma do Ensino Médio. Entre os ataques, o Conselho propõe até 30% de EAD no ensino médio, que deverá precarizar ainda mais as condições de ensino na rede pública. Além disso, a proposta retoma a lógica subordinação do ensino aos interesses do mercado, considerando, inclusive, a criação de sistema de vouchers para a compra de produtos educacionais da grandes empresas articuladas no "Todos pela Educação". A consulta pública que fica aberta até o dia 23 de outubro. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail dcnensinomedio.cne@mec.gov.br.

Informes:

O coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., iniciou os informes convidando a todos para o lançamento do Comitê em Defesa das Liberdades Democráticas, que acontece nesta terça-feira, às 17h, no chafariz da Andrade Neves. Manoel destacou a importância do comitê, que tem caráter suprapartidário e visa organizar e fortalecer a luta pela democracia e o movimento #EleNão na cidade de Pelotas.

Os servidores inscritos no 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul podem participar da palestra de abertura do I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, com o Dr. Gaudêncio Frigotto, que acontece no dia 26/10, às 14h30. Os interessados devem confirmar a participação na palestra através do formulário de confirmação encaminhado para o e-mail dos servidores.

A mesa homenageou todos(as) os(as) professores(as) pela passagem do dia 15 de outubro e lembrou que no final do mês, em 28 de outubro, celebramos ainda o Dia do(a) Servidor(a) Público(a). Destacou-se, ainda, a reunião do Conselho de Representantes de Base, realizada pela manhã, que concluiu a proposta de atualização do Regimento da Seção. No final da assembleia, foi aprovada a data de 29 de outubro para a realização da próxima assembleia geral, que irá avaliar a proposta de regimento.

A coordenadora do Sindicato, Daniela Curcio, falou sobre a última reunião do Consup, que abordou os problemas nos laudos de periculosidade e insalubridade no Instituto. Ela destacou que, conforme nota divulgada pelo Sinasefe-IFSul, o reitor Flávio Nunes se comprometeu em analisar pessoalmente os casos. Para isso, os servidores devem elaborar relatos completos sobre a sua situação e enviar para o e-mail do reitor.

Análise de Conjuntura:

Para Manoel Porto Jr., o que pode ser observado após a abertura das urnas, no dia 7 de outubro, é a derrota da política nessas eleições. Candidatos que pautaram seus discursos pelo viés da novidade, inexperiência e, até mesmo, não profissionalização do fazer político receberam amplo apoio popular e muitos acabaram eleitos.

Ao mesmo tempo, no âmbito nacional, temos o avanço do discurso perigoso, que apresenta a extrema direita como alternativa para os problemas enfrentados pelo país. No entanto, os efeitos nefastos desse discurso não parecem ter sido percebidos por uma grande parcela da população. A defesa de um estado liberal, em que as maiorias prevaleçam e que discursos enérgicos superem o debate de propostas reais pode conduzir o país para o caos absoluto.

Estes discursos omitem um plano de gestão que irá devastar uma grande parcela da população. Distorce a luta por uma educação de qualidade e dá lugar a um discurso de destruição da educação pública. Usa a necessidade de uma saúde pública de qualidade como justificativa para exterminar o sistema único de saúde. Defende que o acesso ao ensino superior deve ser direito apenas dos sujeitos socialmente privilegiados. Além disso, trata direitos benefícios que prejudicam o governo, apagando o fato de representarem importantes conquistas dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

Diante desta conjuntura alarmante e da necessidade urgente de se combater toda a forma de retrocesso, a assembleia geral aprovou, por unanimidade, que a posição da categoria no segundo turno das eleições presidenciais 2018 será “Voto 13 contra Bolsonaro e em defesa da Democracia”. Em relação à educação, especificamente, a plenária aprovou a elaboração de um texto destacando a posição da categoria contra a Reforma do Ensino Médio e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, que será encaminhado ao Conif. O material será elaborado por uma comissão de servidores específica formada para este fim.

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores fazem campanha pela Racionalização do cargo de Assistente de Aluno de nível C para nível D

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA