​GESTÃO DO SINASEFE-IFSUL SE REÚNE COM REITOR PARA FALAR SOBRE REUNIÃO COM A SETEC/MEC


A diretoria do Sinasefe-IFSul esteve reunida nesta segunda-feira, 16, com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, para falar sobre a reunião realizada no dia 9/4, a convite da Setec/MEC. O encontro, que buscava discutir uma reestruturação em âmbito nacional dos Institutos Federais de Educação, pautou a proposta de reordenamento dos campi no Rio Grande do Sul. 
A proposta de reestruturação do MEC teve como base um estudo feito por uma consultoria privada (Falconi) contratada pelo governo. Segundo o panorama geral apresentado, a necessidade principal seria a criação de novos institutos –independentemente da criação de novos campi. No entanto, o estudo realizado – que não foi apresentado aos reitores do RS – recomendaria, também, um reordenamento dos campi existentes, com base em critérios de natureza territorial e demográfica.
Segundo Flávio, a posição unânime assumida pelos reitores dos IFs do RS foi de contrariedade ao projeto. Em nota, divulgada no dia 10/4, eles manifestaram posicionamento contrário a qualquer proposta que permita a alteração da Lei n° 11.892/2008, considerando o atual contexto político e de ano eleitoral, o que pode colocar em risco os princípios estruturantes, os objetivos e finalidades dos Institutos Federais.

Flávio destacou, ainda, que os representantes do MEC reconheceram as fragilidades do estudo no que tange ao RS e deixou a critério dos reitores encaminhar qualquer proposta. O reitor demonstrou confiança de que neste ano a pauta não tenha condições de avançar. 
No CONIF, Flávio defendeu a posição de que, neste momento, a pauta prioritária dos Institutos deve ser a consolidação da rede, para então se retomar discussões sobre expansão. A gestão colocou o Sinasefe-IFSul à disposição para participar de eventuais reuniões com a base para discutir o tema. 
A Direção do Sinasefe-IFSul solicitou informações sobre códigos de vagas e de bancos relativos a servidores docentes e TAEs, recebendo a notícia de liberação de 22 vagas docentes e 18 vagas de TAEs. No entanto, ainda existe um considerável deficit de vagas em relação ao dimensionamento previsto para o nosso Instituto.
Com relação às 6 horas ininterruptas dos TAEs, solicitamos informações sobre os encaminhamentos da Assembleia do dia 19/3, de solicitação de audiência com magistrados responsáveis pelas decisões judiciais em favor do IFSul para informá-los da atuação do TCU na contramão das mesmas. O Reitor nos informou que vai encaminhar a reunião com o juiz da primeira instância, além disso, o recurso do IFSul já está nas mãos do relator do processo, no entanto, nenhum novo movimento ocorreu por parte do Ministério Público ou do próprio TCU.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO