​Audiência Pública sobre projeto que facilita a privatização através de PPPs em Pelotas é marcada por protestos



A Audiência Pública que tratou do projeto de lei apresentado pela prefeitura de Pelotas para facilitar a concessão de serviços públicos a parcerias público-privadas (PPPs) foi marcada por protestos da comunidade. A proposta, que será votada no dia 2 de maio, revoga a Lei 5.115/2005, do Prefeito Bernardo de Souza, suprimindo o artigo que veda a contratação de parcerias público-privadas “que, sem plebiscito, tenha como objeto a privatização de órgão da Administração Indireta do Município”.

Durante o debate, o PL foi vigorosamente criticado por lideranças de movimentos sindicais e sociais por representar um retrocesso na democracia do município. A proposta é silenciar a opinião da população em decisões que afetam diretamente a vida das pessoas, ou seja, consolidar cada vez mais uma democracia meramente eleitoral no âmbito municipal, em detrimento de uma democracia participativa.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel), Renato Abreu,  alertou para o entreguismo de recursos públicos através do “Fundo Garantidor”, que será constituído pelo patrimônio público de Pelotas e entregue para as empresas como garantia em caso de prejuízo na prestação de serviços.

Já o representante do Sindicato dos Municipários (Simp), Maicon Bravo, destacou uma série de fragilidades do projeto, como a possibilidade de concessões com duração de até 35 ano; a dispensa do ente privado de cumprir obrigações em caso de inadimplência; além da possibilidade, praticamente certa, de cobrança de tarifas nos serviços públicos, como taxa de iluminação, nos moldes da controversa taxa do lixo.

  O coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., alertou para os reconhecidos problemas da privatização e a falta de controle dos contratos das PPPs. Manoel apresentou como exemplo o caso da empresa Falconi, que recentemente prestou consultoria para o MEC sobre o reordenamento os Institutos Federais. O estudo, que custou R$ 12 milhões, apresentou como proposta a criação de sete novas reitorias, sem que fosse criada nenhuma nova unidade de ensino. Ou seja, priorizou a criação de cargos – justamente em ano eleitoral -, em detrimento de uma efetiva expansão da rede. A empresa Falconi, ficou conhecida em Pelotas após ter sido contratada pelo prefeito Eduardo Leite, sem licitação, para a criação de um plano de melhoria no desempenho escolar. As melhorias nunca se efetivaram e o contrato acabou suspenso pela justiça.

Ao final da audiência, o vereador Marcus Cunhas (PDT) propôs a criação de uma comissão na casa para a discussão da proposta entre os vereadores, uma vez que diversos parlamentares manifestaram dúvidas sobre o projeto.​

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO