CÂMARA DE PELOTAS DISCUTE NESSA TERÇA-FEIRA, 24, PROJETO QUE RETIRA DA POPULAÇÃO O DIREITO DE DECIDIR SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS

Está tramitando na Câmara de Vereadores o projeto de lei apresentado pela prefeitura de Pelotas que pretende alterar a forma de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no município. O projeto revoga a Lei 5.115/2005, do Prefeito Bernardo de Souza, suprimindo o artigo que veda a contratação de parcerias público-privadas “que, sem plebiscito, tenha como objeto a privatização de órgão da Administração Indireta do Município”.

Se aprovada, a lei irá permitir que a prefeitura determine, com base em interesses exclusivos da administração e dos partidos de sua base, a privatização de serviços vitais para a população. O que, além de ampliar as possibilidades de apropriação política da coisa pública, impactará na vida de servidores e também nos preços ao consumidor, uma vez que os serviços passariam a atender a lógica da geração de lucro.

Até o momento, a prefeitura já manifestou interesse em fazer PPPs do saneamento e da iluminação pública, o que certamente trata, em breve, para a vida dos pelotenses novas cobranças, como a já implantada Taxa do Lixo. O projeto será discutido na Câmara Municipal, em Audiência Pública, nesta terça-feira, 24, às 19h. É fundamental a presença da população para que consiga barrar este retrocesso. Retirar o poder de decisão do povo é autoritarismo e não beneficia em nada a população pelotense.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO