STF JULGA REAJUSTE ANUAL

STF JULGA REAJUSTE ANUAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS
No último dia 09/06, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral 579.431, que discute o direito de os servidores públicos serem indenizados pelo descumprimento, por parte dos governos, do dever constitucional de anualmente promover a revisão geral dos vencimentos.
Devido ao mecanismo da repercussão geral, a decisão adotada neste processo será estendida a todas as milhares de ações que tratam do mesmo tema em todo o País. O resultado interessa a cerca de 10 milhões de trabalhadores públicos nas três esferas de governo - conforme estimativa do IPEA, feita em 2007. A ação tramita no STF desde 27 de fevereiro de 2008.
O relator, ministro Marco Aurélio de Melo, votou favoravelmente aos servidores, determinando o pagamento da indenização. Proferiu um voto longo e abrangente, tratando dos diversos aspectos da revisão geral e do direito à indenização pelo seu descumprimento.
Em seguida, antes mesmo de iniciar a discussão sobre o tema, a ministra Carmen Lúcia pediu vista do processo. Todos os demais decidiram aguardar o voto-vista. A ministra garantiu que dará prioridade ao processo, para que seja encontrada uma rápida solução.
Este é mais um caminho percorrido pelo movimento sindical em busca do cumprimento da Constituição e o SINASEFE está atento à votação que a Suprema Corte do país realiza, neste caso específico.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO