Reunião com o MEC


Em reunião entre SINASEFE e o Ministro da Educação Aluizio Mercadante, ocorrida no dia 12 de junho, indagou-se o Ministério sobre a falta de diálogo por parte do governo com os grevistas e a necessidade resolver tal situação. O Sinasefe ressaltou o fato da aprovação da MP 568, apesar de retirar a insalubridade e periculosidade, manter injustiças como a não inclusão dos colégios militares na carreira do EBTT e dos técnicos dessas instituições no PCCTAE.
O ministro afirmou diante das indagações que o governo não apresenta margem fiscal para atender os pleitos da categoria, não acena para grandes benefícios e que terá como prioridade a saúde, educação, ciência e tecnologia. Salientando ainda que a prioridade imediata é resolver a questão dos docentes, restando a missão de convencer a Fazenda, o Tesouro e o Planejamento de que a situação dos TAE também é uma prioridade.
“O piso salarial dos técnicos administrativos é o mais baixo dentro do funcionalismo público federal e que essa situação, por si só, já demonstra o quão necessária é a priorização.” argumentou o coordenador Geral Gutenberg Almeida. Foram colocadas também as diferenças existentes entre a os vencimentos dos TAE de nível superior e médio dentro da carreira ressaltando a quebra de linearidade ocorrida a partir de 2008. O Ministro contrapôs a necessidade de elencar prioridades dentro das reivindicações do movimento, solicitando a elaboração de um estudo detalhado sobre as perdas salariais ocorridas nos últimos 10 anos para que o mesmo tenha argumentos substanciais para pleitear junto a Fazenda e Planejamento as demandas referentes aos TAE.
Mercadante salientou que, diante da proposta a ser colocada na mesa de negociação hoje junto ao MPOG, a carreira do magistério estará resolvida. Lembrando ainda que o Governo ao assumir a presidência do Mercosul, fará um grande empenho para o reconhecimento dos títulos do MERCOSUL, sendo esse assunto é uma questão educacional e não política, abordando o princípio de reciprocidade e da qualidade dos cursos.
Aproveitando a presença do Secretário da SETEC, Marco Antônio, o sindicato reivindicou sua participação ativa nas decisões que tratam da expansão da rede, diante da forma com que essa vem sendo conduzida. O SINASEFE levantou ainda o absurdo do fato de uma entidade representativa dos trabalhadores não ter assento nos Conselhos Superiores em detrimento das centrais sindicais, alegando que essas estão muito distantes da realidade dos Institutos, tendo o Ministro se comprometido, conjuntamente com o secretário de analisar a representação sindical nos Conselhos Superiores.
Por fim, a Coordenação Geral do SINASEFE afirmou categoricamente que, apresentar uma proposta apenas aos docentes não resolverá a situação. Exigimos que se abra um canal de negociação para discutir a situação dos técnicos administrativos e que só apontaremos para a saída da greve quando as reivindicações dos técnicos forem atendidas.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO