Curso “Panorâmico sobre Cuba y sus transformaciones más recientes” debate modelo político e avanços sociais em Cuba

Derrubar estigmas e construir um conhecimento social e historicamente referenciado sobre a emblemática ilha de Cuba. Este foi um dos pontos norteadores do curso “Panorámico sobre Cuba y sus transformaciones más recientes”, realizado na última sexta-feira, 22, na sede do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região. O curso foi ministrado pelo Professor Dr. Jaime Gabriel García Ruiz, doutor em Ciências Econômicas e especialista Economia Política.


Ruiz propôs o desafio de analisar panoramicamente as transformações mais recentes na economia e sociedade cubanas atuais, no âmbito nacional e em suas relações externas, bem como as políticas públicas de Cuba. Problematizou questões como: A Reforma Económica em Cuba: políticas públicas, participação popular e cooperativismo; O desenvolvimento territorial e local cubano; a concepção do desenvolvimento e suas particularidades em Cuba; o sistema de governo em Cuba; a gestão do desenvolvimento pelos governos territoriais (Provinciais) e locais (Municipais); o desenvolvimento do cooperativismo cubano y de los emprendimiento privados; a gestão da Educação Superior cubana e seu papel no desenvolvimento territorial e local; e as políticas públicas de Cuba.


Para o coordenador de Ação do Sinasefe-IFSul, Bruno Nascimento, o curso foi um importante espaço para a promoção da informação e da verdade. “Desconstruímos muitas ideias falsas que são vendidas diariamente pela mídia comercial, especialmente acerca dos meios de comunicação e da participação democrática da sua população” destacou. Apesar das consequências violentas decorrentes do bloqueio econômico, os indicadores sociais de Cuba demonstram o desenvolvimento da ilha, como o índice de 0% de analfabetismo e a conquista de ser o primeiro país a erradicar a transmissão vertical do HIV e da sífilis.
O curso é uma realização do Sindicato dos Bancários de Pelotas e região com o apoio da APTFURG; APROFURG; SINPRO/RS; Sindicato da Alimentação; ASUFPel; Sinasefe-IFSul e Sindifisco. Além de apoiador, o Sinasefe-IFSul esteve representado no curso por sindicalizados e diretores da seção.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO