Curso “Panorâmico sobre Cuba y sus transformaciones más recientes” debate modelo político e avanços sociais em Cuba

Ruiz propôs o desafio de analisar panoramicamente as transformações mais recentes na economia e sociedade cubanas atuais, no âmbito nacional e em suas relações externas, bem como as políticas públicas de Cuba. Problematizou questões como: A Reforma Económica em Cuba: políticas públicas, participação popular e cooperativismo; O desenvolvimento territorial e local cubano; a concepção do desenvolvimento e suas particularidades em Cuba; o sistema de governo em Cuba; a gestão do desenvolvimento pelos governos territoriais (Provinciais) e locais (Municipais); o desenvolvimento do cooperativismo cubano y de los emprendimiento privados; a gestão da Educação Superior cubana e seu papel no desenvolvimento territorial e local; e as políticas públicas de Cuba.
Para o coordenador de Ação do Sinasefe-IFSul, Bruno Nascimento, o curso foi um importante espaço para a promoção da informação e da verdade. “Desconstruímos muitas ideias falsas que são vendidas diariamente pela mídia comercial, especialmente acerca dos meios de comunicação e da participação democrática da sua população” destacou. Apesar das consequências violentas decorrentes do bloqueio econômico, os indicadores sociais de Cuba demonstram o desenvolvimento da ilha, como o índice de 0% de analfabetismo e a conquista de ser o primeiro país a erradicar a transmissão vertical do HIV e da sífilis.
O curso é uma realização do Sindicato dos Bancários de Pelotas e região com o apoio da APTFURG; APROFURG; SINPRO/RS; Sindicato da Alimentação; ASUFPel; Sinasefe-IFSul e Sindifisco. Além de apoiador, o Sinasefe-IFSul esteve representado no curso por sindicalizados e diretores da seção.