14/09: Dia Nacional de Lutas marca a retomada das mobilizações contra os ataques do governo


O primeiro Dia Nacional de Lutas deste semestre, realizado no dia 14 de setembro, ficou marcado como o momento de retomada da organização e da mobilização dos trabalhadores contra os ataques e as reformas do governo federal. Com ares de “segundo round”, este semestre já apresenta como desafios certos para os trabalhadores a implementação da reforma trabalhista; a votação das reformas da previdência e política. Além de uma conjuntura que remete à idade média. Vivemos o levante do conservadorismo, onde avançam discussões como Projeto Escola Sem Partido, Cura Gay e Intervenção Militar.

No Sinasefe-IFSul, a base aprovou, na assembleia geral do dia 11/9, a paralisação das atividades no instituto e adesão às atividades de mobilização organizadas por entidades sociais e sindicais em todas as cidades onde o Sinasefe-IFSul está presente. Em Pelotas, nos campi Pelotas, Visconde da Graça e Reitoria houve uma ampla adesão dos servidores ao movimento paredista. Durante a tarde, foi realizada uma concentração em frente ao campus Pelotas, onde foram discutidas as estratégias de divulgação da campanha contra a reforma da previdência para a comunidade acadêmica e sociedade. Foram realizadas atividades de mobilização, também, nas cidades de Sapucaia do Sul e Jaguarão, que tiveram a organização e participação da base do Sinasefe-IFSul.

Atuação do Fórum dos Servidores Federais de Pelotas
O recentemente reestruturado Fórum dos Servidores Federais de Pelotas assumiu como primeiro desafio a união e organização das entidades locais para a mobilização no Dia Nacional de Lutas. Além da paralisação de diversas categorias que compõe o Fórum, o grupo acordou a produção de um vídeo sobre a reforma da previdência, apresentada pelo governo. O material explica o sistema previdenciário, desmistifica a aposentadoria dos servidores públicos e esclarece os embustes da contrarreforma. O vídeo pode ser visto através no link: https://youtu.be/A55K8LU0mQI.
Para o Dia Nacional de Lutas, o Fórum aprovou a participação no ato unificado de Pelotas, que acabou sendo cancelado em função do mal tempo. Para esta atividade, foi elaborado um panfleto com o objetivo de desconstruir os embustes do projeto de Reforma da Previdência, apresentado pelo governo. Com o cancelamento do ato, foi definida a divisão do material impresso entre as entidades para distribuição na comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO