Assembleia aprova paralisação e adesão ao Dia Nacional de Lutas de 14/9



A assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada na última segunda-feira, 11, aprovou a adesão ao Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e o Desmonte do Serviço Público. A base do Sinasefe-IFSul irá paralisar as atividades no Instituto e participar das mobilizações em Pelotas e nas demais cidades onde houver organização de entidades sindicais e sociais.

Nos informes, o coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr. falou sobre a reestruturação do Fórum dos Servidores Federais de Pelotas. O grupo tem se reunido desde agosto e tem se dedicado na organização das atividades do dia 14/9. Para a data, foi elaborado um vídeo sobre a reforma da previdência, apresentada pelo governo. O material explica o sistema previdenciário, desmistifica a aposentadoria dos servidores públicos e esclarece os embustes da contrarreforma. O Fórum está realizando, agora, um levantamento sobre os ataques do governo a todas as categorias representadas.

Manoel informou, ainda, que está previsto para este mês a realização de um seminário, proposto pelo CONIF, sobre o Ensino Médio Integrado, que irá discutir a inclusão ou não dos Institutos Federais na reforma do Ensino Médio. Manoel José Porto Júnior, Luciana Neves Loponte e Daniela Da Rosa Curcio irão representar o Sinasefe-IFSul na atividade. Por fim, foi feito o convite para os Jogos Federais, que serão realizados neste semestre, na EMBRAPA. A data e as modalidades disponíveis serão divulgadas em breve.

Contribuição com a RádioCom
Com o fim do imposto sindical, que não afeta o Sinasefe-IFSul, mas diversos sindicatos que apoiam a RádioCom, a entidade tem passado por uma situação financeira complicada. Por se tratar de uma rádio aberta à comunidade, sem fins lucrativos e que vive apenas de contribuição, criada por entidades sociais e sindicais da região, Manoel destacou a necessidade de o Sindicato dar o devido suporte neste momento. Considerando a contribuição das demais entidades, que por muitos anos foi o valor também pago pelo Sinasefe, foi aprovado que o Sinasefe passe a contribuir com 1.464,00 mensais para a Rádio.

Seminário de Planejamento da Diretoria
A nova diretoria apresentou para a plenária uma proposta de democratização da gestão do Sindicato. Para isso, será realizado um seminário de planejamento junto à base, que será duas etapas. A primeira será realizada no dia 30 de setembro, na sede do Sindicato, em Pelotas e outra no dia 19 de outubro, em Sapucaia do Sul.

O objetivo é permitir que sindicalizados de todos os campi participem, para isso o Sindicato irá custear o deslocamento e alimentação de todos interessados em participar da atividade. Além disso, Manoel destacou a importância da atuação da base no planejamento e na ação do Sindicato, não deixando apenas nas mãos de uma gestão este processo. Ele lembrou que o trabalho sindical é feito por servidores cujo único diferencial é a vontade de lutar, ninguém tem liberação de suas funções, nem mesmo recebe pelo tempo investido na luta.

Deliberação sobre FG e FCC de membros da diretoria
A liberação das coordenadoras Daniela Da Rosa Curcio (Políticas Educacionais) e Marlise Sozio Vitcel (Suplente) para atuarem na gestão, foi discutida pela base, com a participação de Nilo Campos, ex-pró-reitor de gestão de pessoas do IFSul. Foram esclarecidas algumas dúvidas da base, entre elas o fato de a atividade sindical não representar vínculo empregatício e, portanto, não impactar na rotina profissional dos diretores. A solicitação foi, então, aprovada por ampla maioria.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO