#OcupaIFSul Ocupação inicia com força e de forma pacífica no campus Pelotas


Com mais de 400 escolas ocupadas por todo o país, estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense se somam à Greve Geral dos Estudantes. 

Desde o meio da tarde de domingo, 16, mais de cem estudantes ocupam o campus Pelotas do IFSul. Com faixas e cartazes contra a PEC 241, PL 257, Projeto Escola Sem Partido e Reforma do Ensino Médio, eles lutam pela educação. Por uma educação pública, gratuita e de qualidade que encontra-se mais do que nunca ameaça pelos projetos que tramitam no legislativo brasileiro, especialmente a PEC 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.

A ocupação do campus foi decidida em assembleia geral dos estudantes realizada na última terça-feira, 11, que contou com um quórum de 6% dos estudantes do campus. Esta participação garante a legalidade da decisão, uma vez que é necessária uma representação de, pelo menos, 5% para legitimar a assembleia. Segundo líderes do movimento, dos quase duzentos presentes na assembleia apenas um manifestou contrariedade à ocupação.

Além do apoio dos estudantes, a ocupação conta com a apoio de pais, professores e entidades de classe. Até o momento, ASUFPel, CPERS e Sinasefe-IFSul já manifestaram apoio ao movimento dos estudantes. Para as lideranças do movimento, é indispensável este apoio, especialmente para auxiliar no diálogo com a comunidade e aumentar esta ocupação que é de todos que apoiam e lutam pela educação.

Ocupação pacífica: A ocupação teve início na tarde de domingo, 16, quando aproximadamente cem estudantes tentaram entrar pela portaria do campus. Como esta não foi aberta, um pequeno grupo pulou o muro do estacionamento e então a portaria foi liberada para que todos tivessem acesso ao interior do prédio. Segundo representantes dos estudantes e dos servidores, que estavam no local, não houve tentativa de arrombamento e nem depredação do patrimônio.

Pautas: Segundo as lideranças, o principal objetivo do movimento é barrar a votação da PEC 241, também conhecida como PEC do Fim do Mundo, que congela os investimentos em educação, saúde e assistência social por 20 anos. “Queremos educação de qualidade e assistência social, pois sem isso pobre não pode estudar, como já afirmou o deputado. Nós iremos resistir, não iremos arredar o pé daqui enquanto a PEC 241 não parar” afirmou uma aluna.

Além da PEC 241, os estudantes estão mobilizados contra o PL 257, o projeto Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio. Projetos que tramitam de forma acelerada no legislativo e ameaçam a educação, especialmente em questões como acesso, permanência e qualidade do ensino, ou seja, atacam diretamente as camadas mais pobres da sociedade.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO