Assembleia Geral do Sinasefe aprova Greve por tempo indeterminado no IFSul



A assembleia geral dos servidores do IFSul, realizada no dia 27 de outubro, aprovou por ampla maioria Greve por tempo indeterminado dos servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense. A decisão teve apenas um voto contrário e cinco abstenções. Com representantes de diversos campi, os servidores do IFSul lotaram o auditório da ASUFPel Sindicato para a assembleia. A Greve acompanha o movimento crescente, de trabalhadores e estudantes de todo o Brasil, de luta contra os ataques do governo, especialmente a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos.

A assembleia geral pautou, ainda, a análise de conjuntura, onde se focou nas ocupações
estudantis e no momento de união da sociedade brasileira contra os ataques que avançam rapidamente no legislativo brasileiro; na avaliação da Greve realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, que foi considerada positiva e determinante para organizar os trabalhadores para este momento de avanço da mobilização; elegeu o professor do campus Bagé, Nei Fonseca, como delegado de base para a 145ª Plenária Nacional, para a qual será informada a Greve do Sinasefe-IFSul e levada a proposta de Greve Nacional do Sindicato.

Nas falas, os servidores manifestaram massivamente o apoio aos estudantes que ocupam os prédios do IFSul em Bagé, Camaquã, Charqueadas, Sapucaia do Sul e Pelotas. Representantes dos estudantes participaram da assembleia e pediram aos servidores apoio e Greve para que o movimento contra a PEC 241 avance. Segundo avaliações, os estudantes ocuparam as escolas, agora é o momento dos trabalhadores tomarem as ruas para que se possa barrar os retrocessos que se apresentam contra a educação, saúde, assistência social e os trabalhadores.

Agora é Greve: Com diversas manifestações de apoio ao movimento de Greve e com a certeza de que somente o fortalecimento da mobilização dos trabalhadores poderá reverter o rápido avanço da PEC, os servidores do IFSul aprovaram, com apenas um voto contrário, Greve por tempo indeterminado no Instituto, a partir do dia 31 de outubro. Na segunda-feira, 31, às 14h será realizada a reunião para formação do Comando Local de Greve e da Comissão de Ética. Participarão do Comando de Greve, também, representantes do movimento estudantil.

PEC do Fim do Mundo: A PEC 241 ou 55 (como tramita no Senado) propõe o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, para que o dinheiro economizado seja canalizado para o pagamento da dívida pública, ou seja, repassado para o sistema financeiro. Ela limita as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pelo IPCA, ou seja, não poderá haver aumento nos orçamentos de pastas como saúde, educação e direitos sociais, podendo haver, no máximo, uma correção próxima ao índice da inflação prevista.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO