Dia de Luta pela Frente Nacional Escola Sem Mordaça



Nesta quarta-feira,05, é dia de ir às ruas em defesa de uma Escola Sem Mordaça. Aprovada na reunião mais recente da Frente Nacional Escola Sem Mordaça, dia 14/09, a data tem o objetivo de estimular o debate crítico dos projetos que impõem a "Escola Sem Partido". Neste dia, diversas entidades estarão promovendo atividades como panfletagens, rodas de debate, manifestações de rua, exibição de documentários, aulas e atos públicos.

O Sinasefe-IFSul convida sindicalizados e comunidade para fortalecerem essa luta, que é de todos. Para isso, estaremos promovendo durante os intervalos dos turnos da manhã e noite rodas de debate e, às 16h, uma aula pública com o cientista político Renato Della Vechia. As atividades serão realizadas no saguão do campus Pelotas e toda a comunidade está convidada.

O que propõe a FESM?
A Frente Nacional Escola Sem Mordaça reúne centenas de signatários em luta pela defesa da liberdade de expressão e de opinião nos estabelecimentos de ensino e contra quaisquer formas de opressão, violência e censura aos profissionais da educação. A Frente foi lançada em 13 de julho no Rio de Janeiro-RJ, nascendo a partir da aglutinação de centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos e mandatos de esquerda, intelectuais, movimentos sociais, estudantis e populares em torno da luta contra a censura e a liberdade de opinião nos estabelecimentos de ensino.

Entenda o PL 867 | Escola Sem Partido:
O projeto “Escola Sem Partido” prevê - entre outras medidas que cerceiam a liberdade dos professores - vedar, em sala de aula, vedar o debate politico e ideológico bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes”.

O que representa na prática? 
O ensino passa a ser condicionado aos que é aceito pelos pais dos alunos, levando em consideração particularidades religiosas, políticas e morais, tornando impossível a construção do conhecimento laico, cientificamente orientado e igualitário.



Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO