#29deSetembro: Trabalhadores e estudantes unidos contra os ataques do governo


Aprovado pela 144º Plenária Nacional do Sinasefe e fortemente construído com as bases, o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização da Classe Trabalhadora mobilizou servidores de todo o estado. Com uma intensa agenda de atividades, organizada em parceria com os sindicatos das diversas cidades onde o IFSul está presente, a data foi o momento de maior mobilização da categoria neste ano. Cada vez mais organizados, trabalhadores e estudantes estão unidos na luta contra o PEC 241, PL 257, PL Escola Sem Partido e Reforma do Ensino Médio, que juntos representam os maiores ataques aos trabalhadores e aos setores da saúde, educação e assistência das últimas décadas. 

Em Pelotas, a mobilização começou às 11h com uma visita ao campus Visconde da Graça, onde foi feita uma caminhada com distribuição de materiais e uma roda de conversa entre servidores e representantes do Sinasefe e da ASUFPel. Foram discutidos os ataques aos trabalhadores e à educação e feita uma retomada histórica sobre o período de recessão vivido pelos servidores durante a década de 90 e que retorna na figura do governo ilegítimo.
Durante a tarde, na sede do Sindicato, foi realizada uma confraternização que reuniu ativos e aposentados do Sinasefe-IFSul. Os trabalhadores discutiram os projetos em curso no legislativo e como estes afetam a vida de todos, mesmo dos aposentados, que encontram-se sob a mira de uma reforma da previdência que tenta desvincular o reajuste da aposentadoria dos servidores da inflação. Após a atividade, diversos servidores participaram da Caminhada dos Trabalhadores de Pelotas Contra a Retirada de Direitos. Centenas de pessoas caminharam pelas ruas centrais da cidade com baixas, bandeiras e camisetas com palavras de ordem contra os projetos do governo que atentam contra os trabalhadores, à educação e os direitos sociais.

Em Santana do Livramento, foi realizada uma palestra sobre os projetos de lei que ameaçam a educação pública e a classe trabalhadora, com o professor e coordenador do Sinasefe-IFSul, Francilon Simões. Após a atividade, alunos e servidores realizaram uma caminhada, até o Parque Internacional, em defesa da educação. No início da tarde, alguns servidores participaram do principal programa de rádio da cidade, onde puderam explicar para a comunidade os motivos das paralisações e das atividades de mobilização.

Em Charqueadas foi realizada uma reunião com servidores e comunidade acadêmica, com o objetivo de ampliar a discussão sobre os projetos de lei que têm motivado as paralisações e mobilizações da categoria. O objetivo foi aproximar servidores e comunidade, para que todos possam estar unidos na luta em defesa da educação no campus. 

Em Jaguarão, os servidores do IFSul realizaram uma agenda de atividades em parceria com os servidores da Unipampa. Durante a manhã, foi realizada uma reunião dos servidores para discussão dos projetos de lei, do Estado de Greve no IFSul e da construção de uma agenda de mobilizações. Durante a tarde foi realizada uma caminhada pela cidade, para que os servidores dialogassem com a comunidade e buscassem o apoio desta para a luta contra os retrocessos na educação e nos direitos sociais e dos trabalhadores.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO