Fracassado em 2017, Governo anuncia retorno do programa de demissão voluntária


O governo federal vai publicar, até o final de janeiro, uma nova Medida Provisória recriando o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), a jornada de trabalho reduzida e a licença sem remuneração para servidores públicos federais.

A confirmação foi feita pelo Ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, em reportagem da rádio CBN, no dia 17 de janeiro. O texto deve manter as regras da MP 792, de julho de 2017. A intenção inicial do governo era que a MP virasse lei, mas perdeu sua validade por não ser aprovada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado em até 120 dias.

Segundo informações, a nova MP está sendo finalizada pelo Ministério do Planejamento e deve ser enviada ao Planalto nos próximos dias. Ainda de acordo com a rádio, Dyogo Oliveira pediu ao presidente da casa Rodrigo Maia prioridade nessa pauta e sua expectativa é dela entrar em discussão no congresso assim que os trabalhos legislativos voltarem.

Baixíssima adesão

A MP 792 foi desprezada, tanto pelos parlamentares – que não colocaram em pauta para votação – quanto pelos servidores, que frustraram os planos do governo com uma baixíssima adesão. A estimativa do Planalto era que 5 mil servidores pedissem PDV, licença ou redução da jornada. Fato é que apenas 240 utilizaram a MP, sendo 76 aderiram ao PDV, 153 pediram redução de jornada e 11 requisitaram licença incentivada.

O plano da equipe econômica era reduzir em R$ 1 bilhão a folha de pessoal em 2018 através de incentivos. Para quem decidisse abandonar definitivamente o serviço público seria indenizado com 1,25 salário por ano trabalhado. Esse valor poderia ser parcelado à critério do governo.

*Com informações do Sintietfal

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO