Seminário do Ensino Médio Integrado debate caminhos para a educação pública federal



O 1º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul, realizado no dia 29 de novembro, no IFSul Campus Pelotas, reuniu cerca de 200 membros da comunidade acadêmica, dispostos a dialogar sobre a educação profissionalizante no Instituto, desafios e caminhos a serem construídos, diante da difícil conjuntura de ataques à educação pública, impostos pelo governo federal. O seminário foi, também, transmitido ao vivo pela página do Sinasefe-IFSul no Facebook.

Com a defesa do Ensino Médio Integrado no IFSul como tema central do diálogo, o Seminário foi dividido em três momentos. Na primeira parte, a mesa “EMI: uma travessia a ser construída”, composta pelo Prof. Dr. Manoel José Porto Júnior (Diretor do Sinasefe) e pelo Prof. Me. Guilherme Ribeiro Rostas (Pró-reitor de Ensino do IFSul) apresentou uma retrospectiva do EMI no país, seus objetivos e sua importância para a consolidação de uma educação pública, gratuita, de qualidade e acessível a todos, que o Sinasefe defende.

No segundo momento, o prof. Prof. Me. Sidinei Cruz Sobrinho (campus Passo Fundo) palestrou sobre o tema “Possibilidades concretas para Ensino Médio Integrado no IFSul”. Cruz apresentou alguns dados sobre a estrutura dos cursos integrados no âmbito do IFSul e destacou a necessidade de unificar os cursos da rede – promovendo um sistema de intercâmbio de saberes e experiências - e de se otimizar os recursos existentes, com o objetivo de aprimorar os cursos oferecidos, além de evitar questionamentos desnecessários, especialmente em um momento de ataques à educação, como o que enfrentamos.

No período da tarde, os participantes do Seminário se organizaram em três grupos para a elaboração de propostas par a plenária final. Durante a plenária final, foram apresentadas propostas com base em diversos pontos relacionados ao EMI no Instituto como PROEJA; Permanência; Duração; Estrutura do EMI; Perfil do Estudante e do Egresso; entre outros. Além disso, a plenária definiu a realização de um Seminário específico para tratar do PROJE, a atividade está prevista para o primeiro semestre de 2018.

O 1º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul foi uma parceria entre o Sinasefe-IFSul e a reitoria do Instituto, que deve se repetir na realização de um Seminário sobre PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), previsto para o primeiro semestre de 2018.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO