Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova paralisação no dia 10 de novembro



A assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada na segunda-feira, 30, no auditório do campus Pelotas, aprovou, com apenas duas abstenções e nenhuma manifestação contrária, a adesão dos servidores do IFSul ao Dia Nacional de Paralisação Contra a Retirada de Direitos. O dia de luta é convocado pela CSP Conlutas e por nosso Sindicato Nacional. Visando a construção de uma Greve Geral da classe trabalhadora, o mote da mobilização é rechaçar as reformas trabalhista, da previdência, do ensino médio, a terceirização, o pacote de ataques aos servidores públicos e todo o processo de desmonte do estado social brasileiro, que tem sido gestado por este governo.


Informes:

A mesa apresentou como informe a realização da segunda etapa do Seminário de Planejamento da Gestão do Sinasefe-IFSul, que ocorreu no dia 24 de outubro, no campus Charqueadas. A coordenadora de organização do Sinasefe, Maria de Fátima Medeiros, destacou a importância do Seminário para os servidores do campus, que sentiram-se novamente incluídos e representados pelo Sindicato.

O coordenador de ação do Sinasefe, Manoel Porto Júnior, falou sobre a participação do Sindicato no Seminário de Educação e Desenvolvimento Regional – promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS -, que ocorreu em Charqueadas no dia 23 de outubro. A frente já percorreu mais de vinte campi pelo estado e tem tido uma importante atuação na luta em defesa dos institutos, destacou Manoel.

Daniel Essinger, coordenador do Sinasefe-IFSul, falou sobre a reunião realizada no dia 18/10, com o pró-reitor de gestão de pessoas do IFSul, Nilo Pozza e o assessor da reitoria, Antônio Carlos Brod, que tratou da questão das 30 horas TAEs. O Sindicato voltou a cobrar uma posição firme da gestão, em relação ao tema, que frequentemente é alvo de enfrentamento com o ministério público. A gestão reafirmou o seu total compromisso com a jornada de 30 horas e com a publicidade de todo diálogo com o ministério público que aborde do assunto. A reunião tratou, ainda, da questão do lote da RSC atrasado, questionado na última assembleia do Sindicato. Segundo Pozza, as solicitações já foram encaminhadas e a CPPD está em contato com os sindicalizados contemplados pelo lote.

Daniela Curcio, coordenadora e representante do Sinasefe no CONSUP, falou sobre a última reunião do Conselho. Daniela destacou que a contratação de professores 20 horas não foi aprovada, o que representa uma importante vitória contra a precarização da educação e da carreira docente. A reunião debateu, ainda, a proposta apresentada pelo Sindicato de que todas as reuniões sejam transmitidas ao vivo e gravadas, a proposta foi aprovada, garantindo mais transparência na instância máxima deliberativa do Instituto.





Eleição para Representantes de Base do Sinasefe-IFSul

O coordenador de organização do Sinasefe, Francisco Brongar, falou sobre a necessidade do Sindicato retomar e reestruturar o Conselho de Representantes de Base do Sindicato. Brongar destacou que existem questões sobre o conselho que ainda precisam ser aperfeiçoadas – e devem ser na próxima atualização do regimento da Seção – mas que sua retomada imediata é fundamental para garantir uma atuação mais democrática e efetiva do Sindicato na base.
Manoel Porto Júnior falou que a intenção do Sindicato é, em breve, aperfeiçoar o conselho de base, aumentando a autonomia dos representantes, especialmente no aspecto financeiro, que é fundamental para construir a mobilização. No entanto, neste momento, a proposta do Sindicato é realizar um processo para recomposição do Conselho de acordo com o que está previsto, para que esta instância possa retomar sua atuação, pois a conjuntura exige ação de todas esferas do Sindicato.


Seminário do Ensino Médio Integrado

A partir da experiência positiva do Seminário do Ensino Médio Integrado realizado pelo CONIF, em setembro, o Sinasefe-IFSul considerou importante a realização de uma atividade local que promova a reflexão e o diálogo sobre o ensino médio integrado, tão ameaçado pelas políticas do atual governo. O evento será realizado no final de novembro, através de uma parceria com a reitoria do Instituto. Dentre as bandeiras defendidas pelo Sindicato, e que devem ser reafirmadas no Seminário, está a luta contra a reforma do ensino médio, a defesa de 50% das vagas do IFSul para o ensino médio integrado e que todos os campi ofereçam ensino médio integrado. A atividade será gratuita e terá transmissão ao vivo pela página do Sindicato no Facebook.



10 de novembro Dia de Parar o Brasil

Com apenas duas abstenções e nenhuma manifestação contrária, a base aprovou a adesão do Sinasefe-IFSul ao Dia Nacional de Paralisação, que ocorre em 10 de novembro. O Sinasefe Nacional enviou convocação para suas bases, para a construção de mais uma Greve Geral contra a retirada de direitos e contra os ataques do governo aos trabalhadores, aos servidores públicos e ao estado social brasileiro.

Representantes da ASUFPel Sindicato e da ADUFPel-SSind, entidades que já aprovaram a adesão ao movimento paredista de 10/11, estiveram presentes e relataram a construção da mobilização em suas bases. Representantes da ASUFPel, que deflagrou greve por tempo indeterminado a partir de 10 de novembro, ressaltaram a importância desse dia de luta, especialmente diante de um possível agravamento da conjuntura. Eles destacam que o pacote de ataques aos servidores públicos, que está sendo gestado pelo governo, não deixa alternativa aos trabalhadores além da resistência e da mobilização.

O Sinasefe-IFSul orienta a ampla mobilização dos servidores em todos os campi que compõe a base, buscando o fortalecimento do movimento através da construção de atividades coletivas com frentes e fóruns locais. Em Pelotas, a mobilização deverá ser construída em parceria com o Fórum dos Servidores Públicos Federais de Pelotas.


Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO