ASSEMBLEIAS SETORIAIS: PARECER JURÍDICO

AOS DIRIGENTES DO SINASEFE - PELOTAS

AO COMANDO DE GREVE

 

PARECER:

 

Consulta-nos a Direção do sindicato e o Comando de Greve, acerca da possibilidade de realizar assembleias setorizadas para deliberar sobre o movimento paredista.  Segue o parecer:

 

  1. A Constituição Federal garante o direito de greve em seu artigo 37, VII.
  2. O Regimento Interno do SINASEFE-PELOTAS, em seu Art. 16, inciso IX  apenas prevê a realização de assembleia geral, podendo ser realizada por Campus ou Unidade.
  3. A jurisprudência entende que, ao exercício do direito de greve dos servidores públicos, é aplicável, na falta de regramento específico, a legislação de regência do setor privado.
  4. Esta legislação exige tão somente a deliberação, não impedindo que sejam as assembleias setorizadas.
  5. Este direito deve ser exercido e certificado (legalidade material), nos limites do Art.187 do CC, que trata do exercício dos direitos, vedando o abuso. (aplica-se, porque o Ordenamento Jurídico é uno).
  6. O fato de existir uma estrutura central- Reitoria -, não serve como elemento inibitório da manifestação dos trabalhadores, na medida em que o motivo do movimento paredista pode ser localizado. Ou seja, no caso de uma necessidade especifica, seria abusivo pretender que toda a categoria deliberasse.
  7. Exigência de manifestação (não prevista na legislação) de toda a categoria em todos os Campus ou Unidades para deliberação do movimento paredista, constitui esvaziamento do direito de greve bem como ofende direito fundamental de organização do trabalhador.

Este é o parecer, s.m.j.

Pelotas, 08 de maio de 2014.

 

Vellinho, Soares & Moreira – Advogados Associados

OAB/RS03885

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO