Nasce o movimento de mulheres do SINASEFE

A organização da classe trabalhadora passa necessariamente pela organização das mulheres. Nós contabilizamos metade dos trabalhadores no mundo, e, no entanto, ainda amargamos salários inferiores - cerca de 25% - em relação ao que ganham os homens, como atesta o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Temos um inimigo, é fato, mas não é o homem. Nosso inimigo, assim como de toda classe trabalhadora, é o modo de exploração da sociedade capitalista, que utiliza das particularidades entre os gêneros para aprofundar as desigualdades entre homens e mulheres.
É necessário que homens e mulheres tomem em suas mãos a luta contra o capitalismo. E, para combatê-lo, precisamos educar nossa categoria, precisamos combater o machismo em nossas fileiras e instrumentalizar nossas mulheres para participar dos sindicatos e fortalecer a luta.
O pontapé foi dado
A 114ª plenária nacional do SINASEFE não discutiu somente temas relativos à greve dos servidores da educação federal. Também foi dado o passo inicial para a organização das mulheres que compõem nossa categoria.
Ao final da plena, um grupo de mulheres (contando também com a participação de um companheiro) elaborou um breve eixo organizativo para nossa atuação. Dentre eles a construção de encontros de formação para todo o SINASEFE.
Nacionalmente a CSP-CONLUTAS já conta com uma setorial de mulheres, canalizada pelo Movimento de Mulheres em Luta (MML). Ele tem aglutinado mulheres de diversos movimentos, como os da habitação, construção civil, estudantil, metroviários e educação. Chegou nossa vez, vamos construir o movimento de mulheres do SINASEFE!
Precisamos ajudar a incorporar as demandas específicas das mulheres ao conjunto da classe trabalhadora.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO