DIREITO DE GREVE


Em audiência pública realizada na terça-feira (3/9), convocada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), SINASEFE, ANDES, FASUBRA e outras entidades de servidores públicos federais participaram da discussão referente ao PLS 710/11 (direito de greve), de autoria do senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
Na avaliação do SINASEFE e das outras entidades, este projeto foi considerado uma afronta ao direito de greve.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, está pretendendo colocar em pauta o referido PLS na semana de 10 a 14 de setembro próximo, período de esforço concentrado do Senado Federal.
Além de repudiarem o PLS 710/11, os representantes dos sindicatos ressaltaram a necessidade de uma discussão sobre o direito de greve com tranquilidade e não sob a influência da greve realizada pelos servidores públicos federais. A lei deve garantir regrar o direito de greve e jamais se tornar uma tentativa de coibir o direito dos trabalhadores.
Os sindicatos entendem que há urgência na regulamentação de uma política salarial para os servidores públicos federais, com possibilidade de negociação coletiva. O governo tem o dever em fixar uma data-base e a celebração de acordo coletivo, à luz da convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já ratificada pelo Brasil.
O representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias, reiterou a necessidade de se regulamentar a convenção 151 da OIT. Considera imprudente discutir o direito de greve sem antes se instituir a negociação coletiva para os trabalhadores do serviço público federal.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim, reforçou a necessidade de fundamentação da convenção coletiva para o serviço público e de discutir o direito de greve, respeitando o tempo do movimento dos trabalhadores.
Ao encerrar a audiência o senador petista considerou os encaminhamentos apresentados pelas entidades sindicais tais como: celebração de convenção coletiva e data base para o serviço público à luz da Convenção 151 da OIT.
As entidades aproveitaram a oportunidade para solicitar a intervenção do senador Paim junto ao autor do PLS 710/11, para que o mesmo seja retirado do Senado.
Outro pedido das entidades sindicais, atendido pelo presidente da CDH foi o de encaminhar solicitação da comissão aos representantes do governo pela retomada da negociação com as categorias ainda em greve.
Nova audiência será convocada, a fim de dar continuidade às discussões sobre o direito de greve e data base.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO