Notícia sobre o movimento (Diário Popular)


Servidores do IF-Sul indicam o encerramento da greve
Por: Vinícius Waltzer
Em assembleia realizada na terça-feira (28) professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) votaram pela saída da greve na próxima segunda-feira (3). O retorno das aulas, no entanto, ficaria para o dia 10 de setembro. A decisão será levada na quinta-feira (30) por delegados locais à plenária nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), onde será decidido o fim ou a continuidade do movimento grevista.
Na assembleia local foi acertado também a posição dos servidores do Instituto pela não assinatura dos acordos propostos pelo governo federal, tanto para técnicos quanto para professores. Em greve desde o dia 2 de julho, os servidores da instituição consideram as propostas, com reajustes parcelados em três anos, insuficientes. O Ministério da Educação, no entanto, já informou, em resposta a um documento protocolado pelo Sinasefe junto ao órgão, que os acordos celebrados com os docentes do Proifes e técnico-administrativos da Fasubra são extensivos a todos os trabalhadores das respectivas categorias, independentemente da adesão de novas entidades aos referidos acordos.
Calendário
O novo calendário acadêmico ainda não foi definido, uma vez que a saída da greve ainda deve ser homologada pela plenária nacional, mas há a possibilidade de não recuperação dos dias letivos perdidos. Caso seja essa a decisão dos servidores, os alunos terminariam o primeiro semestre letivo de 2012, interrompido com apenas metade das aulas dadas, e só iniciariam um novo semestre em 2013. O coordenador do Sinasefe, Marco Antônio Luz, diz que é precipitado fazer qualquer previsão a esse respeito. Segundo ele, o novo calendário será definido ouvindo toda a comunidade do IF-Sul, tão logo seja aprovada a saída da greve.
Posição
Caso a plenária nacional tenha uma posição alinhada ao que foi definido em Pelotas, Marco Antônio afirma que os docentes saem da greve com um reajuste que não é ruim, mas com sérios problemas na estruturação da carreira. Já os técnicos-administrativos, segundo o representante sindical, saem com um aumento bem menor, mas com melhorias significativas em aspectos referentes à pauta de reivindicações, como questões relacionadas à evolução na carreira através da qualificação profissional. Uma nova assembleia está marcada para a próxima sexta-feira, quando será apresentado o resultado da plenária nacional.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO