II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÂO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


Companheiros e companheiras:
Aqui minhas impressões sobre o II FMEPT:
Dia 26 a Comissão Temática se reuniu à tarde para iniciar a Carta de Florianópolis. Estava no Comitê Organizador – CO, na Comissão de Sistematização e Temática representando o SINASEFE e o Conselho Internacional do FME – CI/FME.
Dia 27 desde as 9 horas que o credenciamento teve filas com um grande número de pessoas de fora chegando. Foram 27200 inscrições e 16600 credenciamentos. 
Dia 28 às 19 horas foi a abertura com a fala do Ministro da Educação. Este quando falou em valorização dos professores/as e depois de como o governo estava atendendo as reivindicações da categoria ouviu uma monumental vaia. Enquanto finalizava sua fala, milhares gritavam: mentira! mentira !
Dia 29 pela manhã entre as atividades auto-gestionadas uma foi proposta pela Seção Sindical de  Florianópolis, que discutiu a expansão da rede.
Assisti a 1ª Conferência: Educação, Universalização e Democratização com Rosa Bastos de Portugal, Peter Javis da Inglaterra e Carlos Abicalil do Brasil. Tanto as falas como o debate foram muito interessantes.
A tarde havia um Observatório e três Debates, assisti ao Debate Ações Afirmativas para a EPT onde foram tratadas as questões de gênero e das cotas, sendo que esta gerou polêmica nas manifestações. 
O Observatório 2 teve a relatoria do SINASEFE com a companheira Geovana da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais.
No final da tarde houve a reunião do CI/FME, cuja ata devo fazer e mandarei depois.
No dia 30 coordenei a Conferência Educação, Emancipação e Trabalho. Um palestrante foi Julio Rogero Anaya da Espanha e o outro foi o americano Fredric Litto. O primeiro falou na inclusão através da pedagogia do cuidado com o outro e com o planeta, linha muito trabalhada por Leonardo Boff, e embasada nos princípios da ética, da tolerância e da solidariedade que devem permear o fazer cotidiano dos educadores/as. O segundo falou em Educação a Distancia, se manifestou conservador, racista e elitista. No debate recebeu inúmeras críticas, as respondeu e estava criada a polêmica. Foi feita uma Moção de Repúdio a sua presença no Fórum. Foi um debate bom. 
No final do debate uma aluna falou na greve das universidades e encerrei anunciando o indicativo de greve do SINASEFE para o dia 13 de junho.
Da Conferência fui ao hall do Centro de Convenções onde, com vários companheiros/as do SINASEFE, fizemos panfletagem sobre nossa greve.
À tarde assisti ao Debate Trabalho e Educação numa perspectiva Emancipatória, com Moacir Gadotti, Gaudêncio Frigotto e Guillermo Sperb do Chile. A sala precisou ser adaptada para acolher o enorme número de interessados/as na palestra. Gaudêncio analisou o Pronatec e concluiu: ”é uma bomba para a rede, pois tem o recurso desconectado do projeto. Vamos dizer, com muito cuidado, ao MEC:  parem que este projeto não emancipa”.
No final da tarde houve a segunda reunião do CI com a avaliação da proposta do próximo FMEPT, entre outros assuntos.
Dia 31 não assisti a Conferência: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade para ver alguns pôsteres, e um pouco da programação cultural e da economia solidaria. Os estandes do projeto Mulheres Mil estavam ótimos! 
À tarde assisti ao Debate A EPT no contexto da Reestruturação Produtiva com uma professora francesa, um uruguaio, um espanhol e um representante do MEC – BR. Embora muito interessantes as falas dos estrangeiros que trouxeram informações sobre as carreiras e os salários em seus países, 90% das perguntas no debate foram orientadas ao representante do MEC que falou sobre o Pronatec e foi bastante criticado.
O que se observou é que o MEC ocupou dois ou três debates para falar no Pronatec, mas a maioria absoluta dos/as presentes, pessoas da nossa rede, demonstraram estar acompanhando, estudando, entendendo a proposta e não a aceitam. Embora nós, sindicato, não estejamos mergulhados nesta questão, nossa rede está e com competência, com riqueza de argumentos.
Na reunião do CI/FME, alguns internacionais queriam entender o que é afinal o Pronatec e porque da reação tão forte à proposta. 
À noite e na manhã do dia 1º, reunimos seis integrantes da Comissão Temática – 4 da Comissão e 2 do CI/FME para construir a Carta agora com os encaminhamentos chegados dos relatórios das 3 Conferências, dos 9 Debates e dos 3 Observatórios.
Segunda feira estará no site do Fórum: WWW.forumedutec.org e eu estarei enviando para a nossa base. 
Dia 01 às 14 horas foi o encerramento deste II FMEPT. Houve uma homenagem à Zilda Arns Neumann que morreu no Haiti em mais uma missão humanitária e cujo trabalho de educação inclusiva, preocupada com a sustentabilidade e salvando vidas de crianças em alguns dos países mais pobres do mundo é bastante conhecido.
Houve uma Moção de Apoio à Comissão da Verdade, com a presença de pessoas que viveram o tempo obscuro da ditadura e foram homenageados 10 estudantes, diretores ou militantes da UNTE – União Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas, que foram mortos ou torturados pela ditadura. Eram das Escolas: ETF-CE, ETF-SP, ETF-BA, ETF-Patrobé – RS, ETF-OP e ETF –Recife. Tenho os nomes destes estudantes e penso que talvez o SINASEFE possa trabalhar um pouco esta questão.
O CI/FME lançou o III FMEPT que deverá acontecer daqui a dois anos em Pernambuco. A companheirada fez uma festa com o anúncio!
Foi um Fórum muito grande, com discussões de qualidade, com as atividades sempre com um bom número de participantes e acho que está consolidado como um evento importante para a nossa rede.
Foi importante o número de estudantes presentes. Tinham ônibus do Goiânia, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Alagoas, do Paraguai e outros. Penso em propor ao CI na próxima reunião  termos atividades voltadas a estes jovens que ainda ouvem muito e falam pouco.
Assim como para nós é muito importante ouvir as palestras, para eles também é. Mas acho que podemos envolvê-los mais nas discussões.
Foi gratificante encontrar tantos companheiros e companheiras das diversas Seções Sindicais durante as atividades.
InformeTania Guerra
02/06/12

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO