Greve e Servidor em Estágio Probatório


Em resposta ao questionamento sobre o direito de participar de greve do servidor em estágio probatório o SINASEFE assegura, por meio de sua assessoria jurídica, que servidor que estiver em estágio probatório tem direito sim de participar da greve e não pode sofrer prejuízos na avaliação por causa disso.
Ainda que não efetivado no serviço público, o servidor em estágio probatório tem assegurados todos os seus direitos previstos aos demais servidores. Não há, assim, qualquer restrição ao exercício do seu direito constitucional à greve.
O estágio probatório é o meio adotado pela administração Pública para avaliar a aptidão do concursado ao exercício do serviço público, sendo que essa aferição apenas pode dar-se por critérios lógicos e precisos.
Pertinente observar, desse modo, que a participação em movimento grevista não configura falta de habilitação para a função pública ou inassiduidade, não podendo o servidor em estágio probatório ser penalizado pelo exercício de direito que constitucionalmente lhe é assegurado, conforme entendimento do Supremo Tribunal federal no Recurso Extraordinário 226.966.
Portanto, o servidor em estágio probatório não pode ser prejudicado na avaliação pelo fato de ter participado da greve. Se ocorrer isso é importante a Seção Sindical buscar reformar o entendimento administrativo e, caso não consiga, o servidor poderá ajuizar ação judicial.

DN/Comando Nacional de Greve - CNG

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO