GOVERNO RECONHECE ERROS NA MP 568/2012


No último dia 5 aconteceu, na Câmara dos Deputados, audiência pública para debater a MP 568/2012, numa promoção da comissão mista criada para analisar a referida Medida Provisória, em conjunto com as comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Seguridade Social e Família.
Com o auditório lotado por servidores públicos e médicos, os líderes do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), e no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), reconheceram que a MP 568/2012 apresenta erros e que estes devem ser corrigidos.
Segundo os representantes do governo, haverá mudanças no que se refere ao aumento da carga horária de trabalho dos médicos e veterinários do serviço público federal (de 20 para 40 horas semanais), ocasionando redução de salários em 50%, sendo a diferença congelada sob a forma de Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).
Outro item a ser corrigido é o da transformação dos adicionais de periculosidade e de insalubridade em VPNI.
O Senador Eduardo Braga (PMDB/AM), também relator da MP 568/2012, reconhece que os adicionais de insalubridade e de periculosidade são complementos salariais, tendo em vista que os salários são baixos.
Chico Alencar (PSOL/RJ), membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, prometeu empenho na defesa da rejeição da MP. Na mesma linha, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Mandetta (DEM/MS), também defendeu que a MP 568/2012 seja totalmente descartada.
Já o presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), a comissão foi surpreendida pela MP, considerando que existe um projeto de lei sobre o mesmo tema em discussão na Câmara (PL 2203/11).Alice Portugal (PCdoB/BA), afirmou que esta MP é apenas a continuidade de uma política do governo federal de redução e contenção salarial. 
Argumentou que o corte pela metade dos salários de médicos e veterinários faz parte de uma política deliberada do Palácio do Planalto de enfraquecer a saúde pública.
Em sua manifestação, a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) disse estar confiante no acordo. Segundo ela, é preciso manter os ganhos salariais que outras categorias conseguiram com a proposta do Executivo.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO