INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 2º SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFSUL

 

Evento será realizado no câmpus Sapucaia do Sul e contará com palestras, mesa redonda e relatos de experiências.

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Ensino do IFSul e Sinasefe-IFSul, será realizado no dia 30 de maio, a partir das 9h, no auditório do campus Sapucaia do Sul. As inscrições encerram-se às 18h do dia 25 de maio, ou com o preenchimento total das vagas. Podem participar do seminário estudantes e servidores do IFSul, sendo priorizada a inscrição para coordenadores de curso. A confirmação das inscrições será enviada para o e-mail informado pelo inscrito. Para inscrições e mais informações acesse o site do evento: http://goo.gl/zjbJTW.

A certificação de participação será online, via SUAP do IFSul. Somente receberão o certificado os participantes que tiverem comparecido nos dois turnos do Seminário. Não haverá certificação por palestra ou mesa redonda apresentada.

O evento será dividido em duas grandes temáticas. Pela manhã, serão abordadas questões referentes ao currículo dos cursos técnicos na forma integrada. Na parte da tarde, o foco continua sendo a educação profissional, porém voltada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Na programação constam palestras, mesa redonda, além de relatos de experiências de professores que atuam em cursos Proeja no IFSul. A abertura, que ocorre às 9h da manhã, contará com a presença do reitor Flávio Nunes.

Confira a programação completa:
09:00 Mesa de abertura dos trabalhos - Reitor do IFSul Flávio Nunes e representante do Sinasefe - Seção Sindical do IFSul
1º bloco: Fortalecimento do Ensino Médio Integrado
09:15 Palestra: Professor Dante Henrique Moura
10:15 Intervalo
10:30 Palestra: Professor Sidinei Sobrinho
11:30 Debate
12:00 Intervalo - Almoço

2º bloco: Fortalecimento do Ensino Médio Integrado - PROEJA
14:00 Palestra
Professora Mad"Ana Desiree Ribeiro de Castro (IFGO) - Palestrante
Professora Daniela Curcio (Sinasefe/IFSul) - Mediadora
Professor Guilherme Ribeiro Rostas (PROEN/IFSul) - Mediador

15:00 Relatos de experiências - professores do IFSul que atuam em PROEJA
16:00 Plenária
17:00 Encerramento

Conheça os palestrantes:

Sidnei Sobrinho - O professor Sidinei Sobrinho é docente no campus Passo Fundo do IFSul e atua como palestrante e formador nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foi diretor de Ensino e pró-Reitor de Ensino no IF Farroupilha, além de pesquisador e líder CNPq do grupo de pesquisa "Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica".

Dante Henrique Moura - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. Coordenou o FORPRED Nordeste de outubro de 2015 a agosto de 2017. Integrou o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação), de outubro de 2015 a outubro de 2017. A partir de outubro de 2017 assumiu a coordenação do GT09 da ANPEd.

Mad"Ana Desiree Ribeiro de Castro - Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, proeja, política de educação profissional e tecnológica. Atualmente participa da pesquisa Desafios da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambiente/mídias virtuais, subprojeto UFG, IFG, IFGoiano, vinculada ao Programa Observatório da Educação da CAPES. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Campus Goiânia/IFG.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO