DIREÇÃO DO SINASEFE-IFSUL SE REÚNE COM REITOR E MEMBROS DA GESTÃO DO INSTITUTO


Em meio a uma conturbada conjuntura política e social no país, a Direção do Sinasefe-IFSul iniciou a semana em reunião com o reitor do IFSul Flávio Nunes e com os Pró-reitores de Gestão de Pessoas e de Ensino, Nilo Pozza Rodrigues e Guilherme Ribeiro Rostas. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 28, pela manhã, tratou da liberação de servidores para atividade sindical; adicional noturno; e o cancelamento do 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado.

Diante da recorrente dificuldade em obter a liberação de servidores, inclusive diretores da Seção, para a participação em atividades oficiais do Sindicato, a direção do Sinasefe-IFSul buscou dialogar diretamente com a gestão do Instituto sobre a questão. O reitor afirmou, mais uma vez, que a sua posição tem sido de dialogar com os gestores no sentido de liberar os servidores para participação de atividades sindicais, inclusive por reconhecer a importância destas. No entanto, diante dos relatos apresentados, Flávio se comprometeu em retomar este diálogo com os diretores. Além disso, tranquilizou os servidores em relação a qualquer tipo de ameaça.

O coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., destacou que, desde a posse, a atual gestão defende a ampla participação da base nas atividades do Sindicato, por acreditar que este é o caminho mais democrático para a construção de um sindicato efetivamente representativo da categoria. Esta posição está expressa, inclusive, na composição da atual diretoria, onde estão representados diversos campi da base do Sindicato.

Adicional Noturno
A controversa decisão do MEC de suspender o pagamento do adicional noturno para todos os servidores com Cargo de Direção; Dedicação Exclusiva e Função Gratificada, tem preocupado a categoria. A questão será objeto de uma ação civil pública ajuizada pelo Sindicato, conforme aprovado em Assembleia Geral da categoria.

Considerando as contradições que sustentam a atitude do MEC, a Diretoria do Sindicato solicitou ao reitor que seja emitida uma posição oficial do Instituto sobre a situação. A sugestão é de que o tema seja levado ao Conselho Superior, para que seja definido um encaminhamento institucional. Atualmente, o Instituto não consegue contabilizar administrativamente as horas dos servidores que se enquadram na restrição do MEC. A sugestão do reitor foi levar o assunto para o Fórum de Gestão de Pessoas do CONIF, uma vez que a pauta é comum a todos Institutos.

Cancelamento do 2º Seminário de Fortalecimento do EMI no IFSul
Em virtude da paralisação dos caminhoneiros e da ainda conturbada situação do transporte e abastecimento no país, a organização do 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul considerou inviável a manutenção do evento, que seria realizado na próxima quarta-feira, 30. Após passada a instabilidade social e política do momento, a organização irá divulgar uma nova data para a realização do Seminário.

Após oito dias de greve dos caminhoneiros e bloqueios nas estradas, diversos campi do Instituto estão com as atividades suspensas. Segundo a reitoria, a situação está sendo avaliada diariamente até que a situação seja normalizada. A gestão do Sinasefe-IFSul destacou a necessidade de que a suspensão ou não das atividades seja realizada de forma equânime. Assim, solicitou que não haja suspensão de atividades pedagógicas ou administrativas em separado, uma vez que a dificuldade de deslocamento afeta a todos igualmente.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO