ASSEMBLEIA GERAL ENCAMINHA MOBILIZAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA, 23, EM DEFESA DA REDE FEDERAL



A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprovou, por unanimidade, a realização de um dia de mobilização em Defesa da Rede Federal, nesta quarta-feira, 23. Está prevista a distribuição de panfletos e diálogo esclarecendo a comunidade acadêmica em relação aos ataques que vêm sendo impostos aos Institutos Federais e à educação pública no país. Além disso, a plenária aprovou como encaminhamento aprofundar o debate sobre a realização de uma paralisação no dia 7 de junho. A proposta de paralisação será discutida em uma nova assembleia, marcada para o dia 4 de junho.

Foi aprovada, também, a autorização para que o Sinasefe-IFSul ajuíze ação civil pública sobre o adicional noturno. O objetivo é garantir judicialmente o direito ao adicional noturno dos servidores com Dedicação Exclusiva, Função Gratificada e Cargo de Direção, que foi retirado em abril deste ano. A mesa destacou, ainda, que a representação do Sindicato no CONSUP irá solicitar a inclusão deste ponto de pauta na próxima reunião do Conselho.

Sobre a atualização do Regimento da Seção Sindical, o coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Jr., destacou a reunião do Conselho de Representantes de Base, realizada na última sexta-feira, 11, que tratou do tema. O diretor falou sobre alguns pontos de destaque da proposta, que visa ampliar a mobilização da base, a partir do momento em que promove a autonomia financeira dos campi, através da criação dos Núcleos de Base.

O novo regimento deverá abranger, também, as assembleias locais, uma demanda crescente na base, desde a expansão da rede. A proposta foi encaminhada aos Conselheiros de Base, que deverão discutir com seus pares e encaminhar as considerações da base para o Sinasefe. Após a rodada de discussão, uma versão final do documento será elaborada e este deverá ser discutido e aprovado em Assembleia Geral.

Plena 154

A escolha dos representantes do Sindicato para a 154ª Plenária Nacional do Sinasefe foi realizada em dois momentos. Primeiramente foi decidida se a delegação teria em sua composição observadores ou apenas delegados. Por ampla maioria, foi decidido que seriam encaminhados apenas delegados. A plenária aprovou o nome de Roberto Vieira Jr. como delegado de base do Sindicato e a Diretoria indicou o nome de Maria de Fátima Medeiros como sua representante.

#FicaEspanhol

Representantes do Campus Pelotas Visconde da Graça apresentaram na plenária um pedido de apoio do Sindicato para a campanha #FicaEspanhol. O movimento propõe a retomada do Espanhol como oferta obrigatória no ensino médio brasileiro. Com a Reforma do Ensino Médio, o espanhol deixou de ser disciplina obrigatória no currículo, colocando o inglês como único idioma a ser estudado pelo aluno obrigatoriamente.

A mesa encaminhou a formação de uma comissão para redigir uma moção de apoio ao movimento que, além do âmbito do Sindicato, será levada para o CONSUP, pela representação do Sinasefe-IFSul. A moção será apresentada na próxima assembleia e, após sua aprovação, será divulgada nos canais de comunicação do Sindicato.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO