Seminário de Planejamento da Gestão reforça a necessidade de fortalecimento das bases


A segunda etapa do Seminário de Planejamento da Gestão do Sinasefe-IFSul foi realizada nesta terça-feira, 24, no IFSul campus Charqueadas. A atividade, que reuniu a diretoria do Sindicato e servidores ativos e aposentados da região metropolitana, reafirmou a necessidade de fortalecimento da base, apontada na etapa de Pelotas. Novamente, a discussão iniciou com dois questionamentos centrais “O que queremos do nosso Sindicato?” e “Como pode/deve funcionar o multicampi?”.
A partir dessas problemáticas, o grupo fez uma primeira rodada de discussão coletiva. Em relação ao funcionamento de uma seção multicampi, foram apontadas as seguintes necessidades: maior aproximação com a base; esclarecer e incentivar a organização nos locais de trabalho; disponibilidade de tempo para atender os campi; mais autonomia dos campus para suas ações; reconectar a relação com aposentados (informações, ações); lista de e-mails para aposentados; descentralização financeira para ações locais, divulgação; dinâmica que represente todos os campi; compreensão das diferentes realidades; “descentralização” das decisões.

Em relação ao que se espera do Sindicato, destacaram-se nas propostas:  fortalecer as mobilizações visando combater a apatia no geral; mais atenção e informação para os aposentados; mais investimento na mobilização; esclarecer o papel dos sindicatos (apartidários); fortalecer uma rede de comunicação; avaliar a nossa assessoria jurídica; RSC para aposentados; defesa dos servidores; e valorização história/conquistas do sindicato.

Durante a tarde, foram formados grupos de trabalho que elaboraram as propostas baseadas nas inquietações levantadas durante a manhã. Ao final do encontro, os grupos apresentaram suas propostas e a diretoria falou sobre algumas que já estão realizadas no sentido de sanar algumas das demandas apresentadas. Veja as propostas dos grupos:

Grupo 01:
- Segmento aposentados: linha direta com a secretaria;
- Encontros/seminários de planejamento itinerantes;
- Formação: seminários para turmas;
- Criação de núcleos do Sinasefe por cidade com Coordenador, Tesoureiro e Secretário, com descentralização financeira (70%);
- Plano de visitas da secretaria aos campi;
- Mural do Sinasefe 50/50 em cada campus;
- Revisão do regimento interno;
- Necessidade de melhoria do serviço jurídico;
- Boletim mensal no site;
- Calendário de assembleias itinerantes em Pelotas;
- Custo de deslocamentos previamente estabelecidos;
- Escolha de suplentes para as atividades;
- Reativar o GT Carreira;
- Melhor articulação/definição de funções nas atividades administrativas e secretaria;
- Registrar, publicar e armazenar todas atividades sindicais (nuvem);
- Paralisações: evitar as 2ª e 6ª;
- Participação do Sinasefe em frentes locais/movimentos locais com auxilio financeiro;
- Cobrar da Direção Nacional mais ação.

Grupo 02:
- Atenção aos aposentados: atividades recreativas, culturais e assistência jurídica;
- Alteração regimental para representante dos aposentados;
- Núcleo de base: coordenador, secretário, tesoureiro e aposentado;
- Resgatar a seção em seu conteúdo histórico;
- Definir calendário para escolha de delegados de base;
- Atenção à carreira dos TAEs.

Grupo 03:
Descentralização das decisões:
- Assembleias locais/Reuniões;
- Como considerar as decisões locais? (Representatividade por número de sindicalizados;
- Manutenção da soberania da Assembleia Geral;
- Assembleia Geral em vários locais (itinerante);

Descentralização financeira:
- Representante de base tem autonomia e presta contas à central;

Ação e mobilização:
- Comunicação mais efetiva e direta (notícias, atividades, ações, informações);
- Recadastramento de e-mails;
- Necessidade de definir o que queremos (qual o projeto de país que defendemos?);
- Unificação.

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