Campus Charqueadas sedia seminário A Educação no Desenvolvimento Regional

Com a presença de diversas autoridades da região e do estado, o IFSul campus Charqueadas recebeu, na noite de segunda-feira, 23, o seminário A Educação no Desenvolvimento Regional, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais no RS. A atividade foi comandada pelo deputado estadual, Nelsinho Metalúrgico (PT/RS), coordenador da Frente no RS, que dividiu a mesa com a deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), coordenadora nacional da Frente; deputados, prefeitos e secretários da região metropolitana; o diretor do campus Charqueadas, Jeferson Wolff; o assessor do reitor do IFSul, Antônio Carlos Brod; o coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Manoel Porto Júnior e representante discente.

O auditório do campus Charqueadas ficou lotado de estudantes, professores, servidores, autoridades e comunidade local, dispostos a discutir a importância do Instituto para o crescimento e progresso da região e os prejuízos para o futuro com o corte de verbas feito pelo governo federal. A história do campus foi contada por membros da comunidade, que participaram da sua implantação. Diversas histórias de superação pela educação emocionaram os presentes e marcaram o evento.

Em sua intervenção, o coordenador de ação do Sinasefe-IFSul destacou “que dinheiro público bem investido é dinheiro investido na escola pública, na rede federal educação”. Segundo Manoel, as escolas que funcionam hoje e que se destacam em todo o país, são escolas que a rede privada ignorou ou faliu e que foram federalizadas. Nos últimos quinze anos, a rede federal de institutos passou de 140 para mais de 640 campi, um crescimento acompanhado pela qualidade de uma rede que tem se destacado também nos exames nacionais de avaliação, inclusive em relação às escolas particulares.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul tem por objetivo apoiar as mobilizações que vem acontecendo pelo estado e incentivar a discussão sobre o desmonte da educação, proposto pela PEC 241, que limita os investimentos do governo federal, e pela MP 746, que reformula o ensino médio.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO