REUNIÃO SOBRE CARREIRA DOCENTE



No último dia 13/4 aconteceu mais uma reunião do Governo (MEC, MPOG e SETEC) com o SINASEFE, ANDES e PROIFES. O Governo apresentou sua posição contrária a carreira única dos servidores docentes federais, argumentando que o perfil dos docentes das universidades, que formam a carreira do Magistério Superior (MS), tem um perfil diferente dos docentes que formam a carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O principal argumento estava embasado em dados estatísticos, os quais apresentam um percentual de doutores muito superior na carreira dos docentes MS em relação aos docentes do EBTT.
Tanto o SINASEFE quanto o ANDES desenvolveram uma argumentação mostrando que a definições do papel dos docentes (MS e EBTT) é o mesmo. Sendo assim, deveriam estar contemplados em uma única carreira, e a consolidação destes profissionais em carreira distintas era na verdade os classificar em docentes tipos A e docentes tipos B.
Já o PROIFES defendeu a proposta do Governo. De imediato, o SINASEFE e o ANDES se posicionaram de forma firme em defesa da carreira única. Alegaram que esta posição fora construída ao longo de anos em seus fóruns e consideraram estranho que em nossas bases não tínhamos registros de docentes que defendiam a permanência dos docentes federais em carreiras distintas.
Dulce Tristão (MEC) e Marcela Tapajós (MPOG) colocaram a possibilidade de discutir a carreira única docente, porém deixaram claro suas preocupações com o desenvolvimento dos servidores numa carreira única. Dulce Tristão enfatizou ainda que externou uma opinião pessoal e que levaria essa discussão aos seus superiores.
Diante disto, o SINASEFE e o ANDES consideraram um avanço por parte do Governo em abrir a discussão sobre a possibilidade de construir uma carreira única e que estão dispostos em discutir o desenvolvimento dos servidores na carreira sem causar prejuízos para os trabalhadores.
Na sequência, o PROIFES fez um longo e lamentável pronunciamento contrário à carreira única, reafirmando seus preconceitos, com argumentações claras que revelam sua posição de que os docentes da carreira MS são diferentes dos docentes da carreira EBTT.
O representante da SETEC/MEC, Sr. Alécio Trindade, fez uma intervenção cheia de contradições, onde reforça nossos argumentos sobre a necessidade da carreira única quando fortalece o papel dos Institutos Federais no processo da Educação Brasileira, mas conclui defendendo categoricamente a divisão dos docentes em duas carreiras.
Depois de três horas de discussões em torno da unificação da carreira, ficou decidido que o assunto seria retomado no início da próxima reunião, quando entidades e Governo deverão apresentar seus posicionamentos diante dos argumentos apontados.
Ao encerrar a reunião, o Governo reafirmou a agenda de negociações com as entidades. No próximo dia 19/4 ocorrerá reunião para tratar da carreira docente, pela manhã, e dos Colégios Militares e Ex-territórios à tarde. Outra reunião está agendada para o dia 25 de abril.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO