SINASEFE-IFSUL E REITORIA REALIZAM PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO


Na quinta-feira, 8, os coordenadores do Sinasefe-IFSul Manoel Porto Jr.; Francisco Brongar; Janete Otte e Daniela Curcio tiveram a primeira reunião do ano com o reitor do IFSul, Flávio Nunes e com a vice-reitora, Adriane Maria Delgado Menezes. O encontro teve como pauta o 2º Seminário de Ensino Médio Integrado no IFSul; a reunião entre o Conif e o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão; e, também, abordou as perspectivas e desafios para o instituto e os servidores neste ano.

Reunião entre o Conif e o MPDG
No dia 24/1, um encontro entre a executiva do Conif com membros do MPDG abordou, entre outros pontos, questões relacionadas à carreira. Flávio afirmou que o teor e os detalhes da reunião serão abordados na próxima reunião geral do Conif, marcada para os dias 21 e 22 e de fevereiro. No entanto, a discussão sobre carreira não estava na pauta do Conif, que desde 2017 buscava uma agenda com o governo para discutir os “códigos de vaga" dos Institutos.
O reitor acredita que a pauta de carreira foi introduzida pelo governo, mas garantiu que dará um retorno para o Sindicato, após a reunião do Conif. Flávio garantiu o seu apoio à solicitação do Sinasefe-IFSul, de que todas as discussões que envolvam carreira aconteçam na presença das entidades representativas da categoria.

Decreto nº 9.262/2018 e Carreira
Um dos primeiros ataques do governo aos servidores públicos, neste início de no, foi o Decreto nº 9.262, que extinguiu mais de 60 mil cargos do serviço público federal, sendo mais de dois mil do PCCTAE, além de vedar a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais a diversos cargos. Flávio lembrou que a questão da extinção de alguns cargos considerados obsoletos era uma discussão antiga na Setec, mas que vinha acompanhada da proposta de criação de novos cargos. Tendo como objetivo a atualização do quadro, não a sua redução.
No entanto, o decreto do governo, do modo como se deu, demonstra, mais uma vez, a sua posição diante do serviço público federal, que busca uma drástica redução do número de servidores, abrindo espaço para a terceirização, que atende aos interesses da iniciativa privada.
De modo geral, as ações do governo em relação aos servidores estão alinhadas com as reformas e ataques que ocorrem no país. Outro exemplo, também abordado na reunião, seria uma suposta proposta de aumento de níveis da carreira, que retardaria a conclusão das progressões e consequentemente a aposentadoria dos servidores. Tal proposta, dialoga diretamente com a reforma da previdência.
Em relação aos ataques em geral, mas especialmente à reforma da previdência, que pode ser votada ainda este mês, Flávio destacou que tem dialogado com os deputados gaúchos e que, enquanto reitor, também irá cobrar dos parlamentares uma posição contrária a esse retrocesso.


Seminário do Ensino Médio Integrado
Dando continuidade aos encaminhamentos do 1º Seminário do Ensino Médio Integrado no IFSul, o encontro abordou a realização de uma nova edição do Seminário, que deve ser realizada em abril. Com uma linha mais propositiva, o Seminário deverá apresentar as diferentes experiências de EMI no IFSul para identificar as estratégias que se adaptam melhor em cada contexto. Outra prioridade da segunda edição do Seminário, deve ser o aprofundamento das discussões sobre o PROEJA no instituto.



Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO