Sinasefe-IFSul visita campus Jaguarão e ocupação dos Estudantes da Unipampa



Na última quinta-feira, 19, as coordenadoras de ação, Maria Lúcia Monteiro e Stela Pinheiro, e a coordenadora de cultura e lazer, Caciane Mesko, estiveram no Campus Jaguarão visitando os servidores da base e os estudantes da Unipampa, que ocupam o prédio da Universidade desde o dia 12 de maio. Participou da reunião, ainda, o diretor do Campus, Fabian Debenedetti, e representantes das categorias mobilizadas da Unipampa.

Um dos pontos principais de discussão foi a situação complicada dos servidores do IFSul diante da ocupação dos estudantes. Como o campus Jaguarão ainda não possui estrutura própria, eles trabalham dentro de algumas salas cedidas pela Unipampa, assim, embora o prédio esteja com as atividades paralisadas pela ocupação, os poucos servidores do IFSul seguem trabalhando normalmente.

Os servidores acordaram em realizar uma assembleia local para discutir a possibilidade de realizar uma paralisação em apoio aos estudantes e, também, para realizar discussões importantes para a mobilização da categoria, como PLP 257,  Funpresp e os ataques à educação.

Maria Lúcia falou sobre a nova conjuntura que se apresenta para os trabalhadores da educação e que deve refletir em uma intensificação das mobilizações. Ela comentou o PLP 257/2015, que deve ser votado nos próximos dias e que reúne uma série de ataques aos trabalhadores e reforçou a necessidade de organizar e de qualificar a mobilização, através da discussão destes projetos e, também, do projeto de educação que queremos. O diretor do campus reconheceu a importância da mobilização na conjuntura atual e destacou a necessidade de aproximar a comunidade das pautas dos servidores, uma vez que estas representam também os interesses dos estudantes e pais.

Ocupação da Unipampa


Desde o dia 12 de maio, uma mobilização conjunta de estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados ocupa o campus de Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A principal motivação foi o anúncio de que poderiam ocorrer demissões de até 50% dos trabalhadores terceirizados.

A comunidade acadêmica tem sido afetada, desde janeiro, com a redução de orçamento efetivada pelo governo federal. Os primeiros cortes foram relativos a viagens intermunicipais e à possibilidade de trazer professores de fora do estado para participação em bancas. Após, foi anunciado que haveriam cortes nos terceirizados. Alguns deles, além da ameaça de demissão, estão sem receber devidamente os salários, vale-alimentação e vale-transporte.

Durante a visita, a diretoria do Sinasefe-IFSul visitou a ocupação e manifestou o seu apoio aos estudantes mobilizados. O grupo possui uma página no Facebook onde são divulgadas informações sobre a ocupação:


Nota de apoio aos estudantes da UNIPAMPA

A diretoria do Sinasefe-IFSul – entidade sindical que tem como sua bandeira principal a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade – vem por meio desta nota manifestar todo o seu apoio aos estudantes da UNIPAMPA - Campus Jaguarão. Os estudantes estão ocupando as dependências do campus desde o dia 12 de maio, como forma de protesto ao anúncio de que poderiam ocorrer demissões de até 50% dos trabalhadores terceirizados.
Este anúncio representa apenas mais um dos capítulos de um longo processo de desmonte da educação, que vem sido vivenciado por estudantes e por trabalhadores da educação. Tendo ciência desta grave e urgente situação, parece-nos impossível nos omitir de apoiar a resistência dos estudantes, que lutam por uma pauta legítima e sensível a todos os cidadãos brasileiros. 
Repudiamos, ainda, toda forma de autoritarismo – institucional ou policial -  que seja utilizada contra este movimento que não apenas é legítimo, mas também é legal. Ocupar é um direito - instrumento legítimo de luta dos movimentos sociais - e seus conflitos devem ser solucionados na esfera política.

Todo Apoio ao Movimento Ocupação do Campus Jaguarão da UNIPAMPA!

Diretoria do Sinasefe-IFSul

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO