Sinasefe-IFSul tem expressiva participação nas etapas municipal e estadual do II ENE


Com 26 delegados, o Sinasefe-IFSul participou da organização, das Mesas Temáticas e dos Grupos de Discussão da Etapa Estadual do II Encontro Nacional de Educação. 

| Etapa Municipal

No dia 8 de abril, o auditório do IFSul – Campus Pelotas recebeu a Etapa Municipal do II Encontro Nacional de Educação. Aproximadamente 120 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo discutir as perspectivas para a construção de projeto de educação democrático e a serviço dos trabalhadores. O Sinasefe-IFSul foi um dos organizadores e financiadores do encontro.

Os ataques à educação, cada vez mais fortes, bem como o fortalecimento da união de sindicatos, entidades, coletivos e pessoas ligadas à defesa desse direito social foram pontos norteadores do debate. 

Durante a tarde, foram organizados dois grupos temáticos para a discussão. O primeiro: Gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação docente e o segundo: Acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico. Na plenária final, os grupos apresentaram os encaminhamentos dos debates, que foram enviados para a Etapa Estadual do II ENE.

| Etapa Estadual

Mais de 450 trabalhadores e estudantes da educação básica, técnica e tecnológica e do ensino superior estiveram reunidos entre os dias 21 e 23 de abril na Etapa Estadual do II Encontro Nacional da Educação (ENE), que ocorreu em Porto Alegre (RS). O encontro discutiu propostas sobre a educação pública brasileira, que serão apresentadas no II ENE, que será realizado em Brasília (DF), de 16 a 18 de junho deste ano, com o mote "Contra o ajuste fiscal e a dívida pública – por um projeto classista e democrático de Educação".

Com 26 delegados, o Sinasefe-IFSul foi um dos sindicatos com maior representatividade no Encontro. Além de expressiva, a delegação foi extremamente ativa, participando da organização do evento, na composição de diversas mesas temática e na coordenação dos grupos de discussão. 

Durante os três dias de encontro, foram realizadas mesas temáticas e reuniões de grupos de trabalho para debater os eixos previstos para o II ENE: financiamento; gestão; avaliação; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais; acesso e permanência; trabalho e formação dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação. No último dia (23), a plenária final sistematizou as discussões dos grupos em um documento, que será remetido ao encontro nacional.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO