REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL

SEÇÃO SINDICAL – IFSUL
REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL
BIÊNIO 2016-2017


Capítulo I
PREÂMBULO

            A Comissão Eleitoral Central - CEC - do SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEÇÃO SINDICAL IFSuldesignada pela Assembleia Geral de 11/02/2016 , composta pelos sindicalizados Maximiano Guimarães Neves, Luci Marques e Bruna de Oliveira Farias, através das prerrogativas conferidas, resolve estabelecer o presente Regimento Eleitoral para o pleito sindical do próximo biênio 2016-2017, em conformidade com a referida Assembleia Geral.
            A presente Comissão está instalada na sede do Sindicato, situado à Rua 15 de Novembro, 224 - Pelotas R/S.

Capítulo II
DO OBJETO

ART 1º - O presente Regimento tem por objetivo fundamental o estabelecimento das normas que nortearão o pleito eleitoral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical IFSul, biênio 2016-2017 que elegerá os membros para compor os cargos da Direção Executiva - Coordenação de Organização, Coordenação de Ação, Coordenação de Políticas Permanentes, Colegiado dos Aposentados e Conselho Fiscal.

Capítulo III
DOS CANDIDATOS E REGISTRO DAS CANDIDATURAS

ART 2º - A Diretoria Executiva a ser eleita, será constituída de 10 (dez) membros titulares podendo ser acrescida de até 05 (cinco) membros suplentes filiados e quites com suas obrigações estatutárias.

ART 3º - O Conselho Fiscal a ser eleito será composto por 03 (três) membros titulares, filiados e devidamente quites com suas obrigações estatutárias.

ART 4º - Poderão candidatar-se à vaga de Coordenador(a) do Colegiado de Aposentados todos(as) os(as) servidores(as) aposentados(as) sindicalizados(as) no SINASEFE, quites com suas obrigações estatutárias.
Parágrafo Primeiro – Para participar do processo eleitoral como candidato – ART 2º, ART 3º e ART 4º - a filiação deverá ter ocorrido a pelo menos 30 dias antes da data da realização das eleições.

ART 5º - Somente os candidatos registrados perante a Comissão Eleitoral Central poderão concorrer às eleições de que trata este regulamento.
            Parágrafo Primeiro - O registro implicará na disposição tácita do candidato de concorrer ao pleito nas condições estabelecidas neste regulamento.
Parágrafo Segundo - A proposta de trabalho deverá estar rubricada por todos os integrantes da chapa.
Parágrafo Terceiro - A chapa, para inscrever-se, deverá observar o percentual mínimo de 30% de gênero, conforme parágrafo quinto do artigo 57 do Regimento Interno da Seção Sindical.

ART 6º - A inscrição para o cargo de Conselheiro Fiscal será feita individualmente, por cada candidato(a), junto à Comissão Eleitoral, em formulário próprio.

ART 7º - O registro das chapas deverá ser feito no dia 15 e 16/03/2016 das 10 horas até às 11 horas e 30 minutos e das 14 horas e 30 minutos até às 17 horas na sede do Sindicato, situado à Rua 15 de Novembro, nº 224, em Pelotas-RS, em formulário onde deverá constar o nome da chapa (se houver), número de ordem de recepção, responsável pela inscrição, data, hora e assinatura do responsável, indicado pela Comissão Eleitoral Central.

ART 8º - Caberá à Comissão Eleitoral Central homologar o pedido de registro das candidaturas das chapas e do Conselho Fiscal e publicar lista oficial dos candidatos até 24 horas após o encerramento das inscrições, para conhecimento dos eleitores.

ART 9º - O prazo para impugnação de candidaturas será de 24 horas, a partir da publicação das mesmas, devendo ser feita junto à sede da Seção SindicalIFSul.
Parágrafo primeiro - A chapa ou candidato impugnado, ou membro desta, terá prazo de 24 horas para apresentar sua defesa por escrito, após a publicação da impugnação.
Parágrafo segundo - A Comissão Eleitoral Central terá prazo de 24 horas para apreciar a impugnação e a defesa e emitir seu parecer, também por escrito.
Parágrafo terceiro - É vedada a participação de membro da Comissão Eleitoral Central em qualquer chapa concorrente ao pleito.

Capítulo IV
DO SISTEMA ELEITORAL

ART 10º - Cada eleitor votará num nome para o Conselho Fiscal.

ART 11 - O processo eleitoral será acompanhado desde a abertura das urnas até o encerramento, pelos membros da Comissão Eleitoral Central, e nos câmpus/reitoria, pelos representantes de base, atendidas as normas estabelecidas no presente regulamento e no Regimento Interno da Seção Sindical IFSul.

ART 12 - O sigilo do voto será assegurado com o uso da cédula própria, isolamento do eleitor e emprego de urna.

Capítulo V
DA MESA RECEPTORA E DA FISCALIZAÇÃO

ART 13 - Haverá uma única mesa receptora de votos nos câmpus/reitoria, composta por um presidente, um secretário e um mesário que poderão ser substituídos durante o processo de votação, segundo determinação da Comissão Eleitora Central.
Parágrafo primeiro– Nos câmpus em que ainda não tenham representação de base constituída, será disponibilizada urna intinerante.
Parágrafo segundo - Não poderão fazer parte da mesa receptora, candidatos a qualquer cargo na diretoria da Seção Sindical ou no Conselho Fiscal.

ART 14 - A Comissão encaminhará ofício às direções dos câmpus/reitoria para que os mesários sejam dispensados de suas atividades laborais no dia em que se realizará a eleição.

ART 15 - Compete à mesa receptora:
                        l - Identificar os eleitores e receber seus votos;
                        ll - Rubricar as cédulas de votação;
                        lll - Lacrar a urna e rubricá-la, após o encerramento da eleição;
                        lV - Zelar pelo bom andamento do Processo Eleitoral;
                        V - Comunicar à Comissão Eleitoral Central, imediatamente, as ocorrências cuja solução desta dependerem;
                        Vl - Elaborar a ata e assinar, contendo todo o registro do processo de votação;
                        Vll - Remeter à Comissão Eleitoral Central a urna para ser apurada, acompanhada de todos os papéis que tiverem sido utilizados durante a recepção dos votos.

ART16 - Os membros da mesa receptora deverão permitir somente a presença, no recinto de votação, do(s) fiscal(is) designado(s) pela(s) chapa(s), e durante o tempo necessário a votação do eleitor.

Capítulo VI
DA VOTAÇÃO

ART 17 - No dia 30 de março de 2016, a partir das 09 horas, serão instaladas as mesas receptoras, devendo ter seus encerramentos adequados a cada campus/reitoria, conforme tempo estipulado pela Comissão Eleitoral Central, com ampla divulgação para candidatos, chapas e eleitores.

ART 18 - Encerrada a votação, a urna será lacrada e rubricada pelos membros da mesa e pelos candidatos presentes, lavrando - se a ata que registrará todas as ocorrências.
Parágrafo único- Concluído este processo, o presidente da mesa entregará a urna à Comissão Eleitoral Central.


Capítulo VII
DA APURAÇÃO

ART 19 – A apuração iniciará tão logo sejam recebidas todas as urnas pela Comissão Eleitoral Central.

ART 20 - Aberta a urna, a mesa apuradora verificará se o número de cédulas válidas corresponde ao número de votantes, mediante verificação das assinaturas na folha de votação.
Parágrafo único – Se houver diferença  entre o número de assinaturas e o número de votos, a votação daquele câmpus/reitoria deverá ser anulada.

ART 21 - Concluída a contagem dos votos consignados à(s) chapa(s) e aos candidatos ao Conselho Fiscal faz-se à sua classificação em ordem decrescente de votação para fins de proclamação dos eleitos.

ART 22 - Após a apuração e contagem dos votos, a Comissão Eleitoral Central elaborará ata da eleição, onde deverá constar.
            a) Número total de eleitores:
            b) Número de votos atribuídos a cada chapa e a cada candidato ao Conselho fiscal;
            c) Número de votos nulos;
            d) Número de votos brancos;
            e) Assinatura dos membros da Comissão Eleitoral Central e dos fiscais presentes.

ART 23 - Anunciados os resultados e não havendo impugnação, o presidente da Comissão Eleitoral Central proclamará os eleitos, tanto para a Diretoria Executiva da Seção Sindical, quanto para o Conselho Fiscal.

ART 24 - Serão considerados nulos os votos:
            a) Das cédulas que estejam com votos atribuídos a mais de uma chapa;
            b) Das cédulas rasuradas
            c) Das cédulas que estejam com votos atribuídos a mais do que um candidato ao Conselho Fiscal;
            d) Das cédulas não identificadas.

Capítulo VIII
DA IMPUGNAÇÃO

ART 25 - A impugnação poderá ser feita por qualquer filiado, em dia com suas obrigações estatutárias, e apresentada por escrito á Comissão Eleitoral Central, até 24 horas após a proclamação dos eleitos pelo presidente da Comissão.
Parágrafo Primeiro - O candidato impugnado terá 24 horas para apresentar sua defesa devidamente fundamentada, contado a partir do ato da impugnação e do seu conhecimento;
            Parágrafo Segundo - A Comissão Eleitoral Central terá 48 horas, a partir do recebimento do pedido de impugnação para proferir seu parecer.

ART 26 - Da decisão da Comissão Eleitoral Central caberá recurso para a Assembleia Geral da Seção Sindical IFSul.

Capítulo IX
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

ART 27 - Será permitida propaganda eleitoral dentro do período previsto desde que não seja inscrita diretamente nas paredes, pisos e teto doscâmpus/reitoria em geral.
Parágrafo Primeiro - O período para propaganda será o compreendido entre os dias 22/03/2016 a 29/03/2016.
Parágrafo Segundo - A inobservância ao que prescreve o caput deste artigo e ao parágrafo primeiro, será passível da aplicação das seguintes sanções:
            I - Advertência reservada;
            ll - Advertência pública
            lll - Cassação do registro.

ART 28 - Os casos omissos no presente regulamento serão apreciados pela Comissão Eleitoral Central.

ART 29 – O Processo eleitoral se dará conforme as datas previstas no cronograma que segue:    
                                     

                                             CRONOGRAMA


PERÍODO
ETAPAS
       29/02 /2016
Divulgação do Regulamento Eleitoral
       01 e 02 /03/2016
Contestação do Regulamento Eleitoral
       03/03/2016
Homologação do Regulamento Eleitoral
       11/03 a 14/03/2016
Divulgação do Processo Eleitoral
       15/03  e 16/03/2016
Inscrição de chapas e candidatos ao Conselho Fiscal
       17/03/2016
Homologação das candidaturas
       18/03/2016
Pedidos de impugnação
       21/03/2016
Homologação final das candidaturas
       22/03 a 29/03/2016
Propaganda das candidaturas
       30/03/2016
Eleição
       31/03/2016
Divulgação dos resultados
       04/04/2016
Pedidos de impugnação
       07/04/2016
Homologação dos resultados finais
                                                                                                     


ART 30 – Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação e revogadas as disposições em contrário.




Pelotas, 29 de fevereiro  de 2016





                                                         Maximiano Guimarães Neves

Presidente da Comissão Eleitoral Central

  






Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO