30º CONSINASEFE: posse da nova diretoria encerrou o Congresso



Após quatro dias de atividades no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília-DF, o 30º CONSINASEFE chegou ao seu término. O último dia dos trabalhos contou com as divulgações dos resultados das eleições do domingo (20/03) para a Direção Nacional (DN) e o Conselho Fiscal; com as convenções das cinco chapas e as definições dos seus respectivos cargos na DN; com a eleição da Comissão de Apuração Prévia; e com a posse da nova Diretoria Executiva do SINASEFE, que ficará à frente do Sindicato no biênio 2016-2018.

CONVENÇÃO DAS CHAPAS
As primeiras atividades desta segunda-feira (21/03) foram as convenções dos seis coletivos e das cinco chapas que disputaram a eleição para a DN. Nestes espaços, cada grupo teve seu próprio método de indicação dos membros à composição da diretoria do SINASEFE.

ESCOLHA DOS CARGOS
Paralelamente às convenções e também pela manhã, representantes das chapas se reuniram com a Comissão Eleitoral para escolher - mediante regramento previsto no Código Eleitoral - os cargos que cada grupo ocupará na DN do biênio 2016-2018.

PLENÁRIA FINAL
A plenária final começou suas atividades no período vespertino, já após o almoço dos participantes do Congresso.
Sua primeira atividade foi eleger os membros titulares e suplentes da Comissão de Apuração Prévia. Após isso, a Comissão Eleitoral assumiu a mesa diretora e deu posse oficial aos eleitos no pleito de domingo.

POSSE DOS ELEITOS
Foram empossados, diante do plenário, a nova DN e o novo Conselho Fiscal, que ficarão à frente do SINASEFE nos próximos dois anos. A posse foi, ainda, orientada por nossa Assessoria Jurídica Nacional (AJN), que esteve presente no fórum para auxiliar a Comissão Eleitoral - sobretudo na confecção da ata de posse.

TESES
Assim como nos últimos CONSINASEFES (28º e 29º), as teses apresentadas não foram todas ao plenário para votação e o Congresso findou suas atividades com a programação inconclusa.
O fato gerou revolta de algumas bases e mobilizou o plenário a fazer duras críticas, principalmente aos atrasos neste e em outros eventos do SINASEFE, que acabam por inviabilizar o andamento da programação inicialmente prevista.
Devido à ausência de quórum regimental para votações e ao adiantar da hora, o Congresso teve que ser encerrado subitamente, com uma indicação - porém sem deliberação - de debate e votação das teses em uma Plenária Nacional.

RESPEITO ÀS BASES
A diretoria do SINASEFE entende e respeita todas as manifestações que vieram das bases naquele momento, entendendo que o espírito delas foi sempre o de nos levar a uma reflexão daquilo que precisamos melhorar em nossa entidade. Com as críticas já assimiladas, fica o nosso compromisso de construir um SINASEFE melhor e de superar esse tipo de falha.

MAIOR DA HISTÓRIA
O 30º CONSINASEFE foi o maior fórum dos nossos 27 anos, demonstrando que nossas bases seguem atuantes e presentes no cotidiano do nosso Sindicato Nacional. Ao todo, tivemos 513 delegados credenciados - contra 415 do 28º CONSINASEFE e 384 do 29º CONSINASEFE. 80 sindicalizados se inscreveram como observadores e 69 Seções Sindicais estiveram representadas no Congresso.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO