SANCIONADOS OS PLANOS DE CARREIRA


No dia 31/12/12 a presidenta Dilma Rousseff sancionou reformas na Lei 11.784/08, que na realidade desestrutura o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, bem como altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação.
Após longa greve em 2012 que envolveu todo serviço público, a lei só surgiu pela grande pressão e como forma de silenciar as reivindicações, que politicamente não garante nosso reajuste. O projeto de lei passou pelo Congresso as pressas sem analisar detalhadamente cada carreira.
Para os Técnicos-Administrativos, a nova lei sancionada apresenta, além de aumentos na tabela remuneratória com efeitos a partir de 1° de março de 2013 e sendo modificada na mesma data em 2014 e 2015 e alteração nos percentuais de incentivo a qualificação, o que também representa aumentos para a categoria.
Para os docentes, é importante elucidar que os reajustes nas tabelas não são igualitários para os diversos níveis da carreira. A lei foi aprovada no Congresso de forma expressa, não sendo acatadas as emendas propostas por ANDES e SINASEFE, deixando os anseios e as reivindicações da maior parte da categoria de lado, texto esse aprovado fruto de um acordo com uma entidade que representa menos de 5% da categoria.
Além da aprovação à moda "rolo compressor", o Governo está discutindo toda regulamentação dessa carreira apenas com a entidade signatária do acordo, deixando a representação de mais de 95% da categoria sem participar da discussão. Estando essa discussão num patamar bastante avançado, onde já ocorreram diversas reuniões, enquanto que os GTs dos Técnicos-Administrativos (Governo, SINASEFE e FASUBRA), ainda não aconteceu sequer o 1° encontro.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO