Mercadorização da Rede Federal é pautada em artigo



Os professores Daniel Neri e Elenira Vilela, do IFMG e IFSC, respectivamente, militantes do SINASEFE, publicaram em dezembro passado um artigo onde enumeram diversos elementos de mercadorização e privatização da Rede Federal de Ensino. Relacionando acontecimentos “aparentemente desconexos” como a reforma do Ensino Médio, o movimento Escola Sem Partido e a Emenda Constitucional 95 (do congelamento de gastos) o texto compara os ataques à Rede ao que aconteceu na Petrobras.
"Comida rápida"
Além do paralelo com a estatal do Petróleo, os autores fazem uma comparação entre a educação - enquanto mercadoria padronizada- , e os "fastfoods": "Estamos chamando de mercadorização o processo pelo qual a educação brasileira está se transformado em uma mercadoria padronizada, de conteúdo pobre e métodos simples e diretos de comercialização. Fazendo uma analogia livre, podemos comparar o modo como a estrutura da educação brasileira está sendo modificada com um processo de fabricação e venda de fastfoods: um número limitado de opções, de fácil acesso e baixa qualidade."

Saída: luta e avanço da consciência
A conclusão do texto reafirma a importância de compreender e fortalecer a luta coletiva enquanto saída para toda a problemática analisada ao longo do artigo. "Assim, é urgente que trabalhadores e estudantes fortaleçam suas entidades de classe, seus sindicatos, diretórios e uniões estudantis e todas as outras entidades. A população está sendo iludida e amortecida por uma propaganda poderosa, enganosa e perversa. É preciso reverter os efeitos dessa propaganda, criando mecanismos de informação e formação política a todos os fóruns, todos os espaços possíveis, físicos e virtuais. Somente a partir da consciência de que estamos sendo submetidos a um duro ataque, pelo qual o grande capital aumenta sua sanha sobre o Estado Brasileiro, teremos condições de agir de forma contundente para a resistência e reversão desse processo."

Fonte: Sinasefe Nacional

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO