EM AUDIÊNCIA LOTADA, COMUNIDADE PELOTENSE PEDE RETIRADA DO CÓDIGO DE CONVIVÊNCIA DA PAUTA DA CÂMARA


Com o plenário da Câmara lotado, a comunidade de Pelotas exigiu em uníssono a retirada imediata do Código de Convivência da pauta do legislativo pelotense. O projeto, apresentado pela prefeitura, é considerado abusivo, criminaliza a pobreza, além de não ter como base um amplo debate com a população.

A audiência, promovida pelo líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PDT), teve a presença de representantes da comunidade, de órgãos de segurança pública, judiciário, associações de bairro, movimentos sociais e comerciários. O parlamentar tentou apresentar o PL como um grande avanço para a segurança no município, mas se deparou com a insatisfação geral da comunidade.

O Código de Convivência visa instituir uma série de regramentos e sanções para regular o comportamento no espaço público do município. Um dos principais argumentos contrários ao projeto é a falta que diálogo com a população durante o processo de elaboração da proposta. Com isso, o resultado é uma proposta elitista, que criminaliza a pobreza, desincentiva a ocupação do espaço público e prejudica o comércio local.

Dentre os pontos polêmicos do projeto destacam-se:

- concessão de poder de Polícia à Guarda Municipal, que, além de poder utilizar arma letal, deturpando a função de zeladoria patrimonial, poderá ela mesma apreender mercadorias e multar vendedores informais
- burocratização para a realização de eventos - artísticos e políticos - no espaço público;
- proibição do consumo de bebida alcoólica em praças e parques em qualquer horário do dia, bem como a proibição do consumo após às 22h em qualquer via pública;
- multas para pais de crianças que estiverem fora de estabelecimento escolar em horário letivo.

Mesmo sem a aprovação do Código de Convivência, a implantação das ações do Pacto Pela Paz já geraram casos de truculência contra estudantes e imigrantes. Os incidentes são considerados alertas sobre a limitação e precariedade do projeto para a segurança pública de Pelotas. Mesmo com vaias e com a rejeição massiva da população, o vereador Fabrício Tavares afirmou que o Código não será retirado da pauta.

Nesta sexta-feira, 23, às 18h na sede da ASUFPel Sindicato, será realizada uma Assembleia Popular para debater o Código de Convivência. A atividade é promovida pela Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas e pelo Pacto Pela Voz. O objetivo é ampliar o debate com a comunidade local, uma vez que este foi suprimido pela prefeitura durante a elaboração do projeto.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO