Seminário sobre a Precarização da Rede Federal


Entre os dias 23 e 25 de agosto, as representações de 12 Seções Sindicais da Região Sul participaram do Seminário sobre a Precarização da Rede Federal. A programação do Seminário seguiu as solicitações do Sinasefe Nacional no que diz respeito a reunir dados/ informações sobre a precarização e construir um dossiê da Região Sul, que subsidiará a construção de um dossiê nacional do Sindicato. Os trabalhadores se reuniram em Porto Alegre – RS, recepcionados pela Seção APROFCMPA.

Seções da Região Sul em discussão
A palestra de abertura foi a respeito das "Políticas Educacionais, Financiamento e Precari-zação da Educação", proferida por Juca Gil, militante do ANDES e docente da UFRGS. A partir dessa abordagem, os servidores iniciaram os debates sobre os três eixos temáticos: Precarização do Ensino; Precarização das Relações de Trabalho e; Precarização das Estruturas de Funcionamento.
Acerca do "Eixo 1 – Precarização do Ensino" os trabalhadores da educação do sul identificaram a falta de um debate pedagógico amplo e democrático e de professores concursados como também o abuso de contratos temporários. Sem estrutura e recursos para as aulas, técnicos e docentes enfrentam também avaliação funcional com critérios pouco claros e contrários as legislações das carreiras, entre outros pontos.

Moção de Repúdio
O exacerbado assédio moral dentro das instituições foi amplamente citado quando o "Eixo 2 – A Precarização das Relações de Trabalho" entrou em abordagem, principalmente quando o professor do IFRS – Campus Feliz, Paulo Berndt, que relatou seu caso humilhante de perseguição. Então os presentes prontamente elaboraram uma Moção de Repúdio aos constrangimentos enfrentados por aquele trabalhador que atualmente contesta judicialmente o PAD que lhe fora impetrado. Além disso, também fizeram parte dos relatos sobre o eixo, os casos de inexistência, ou supressão de direitos como insalubridade e periculosidade; quadro de terceirizações ampliadas; ocorrências de desvios de função e também falta de pessoal qualificado.
Valério Arcary novamente contribuiu com o Sinasefe, quando compareceu ao encontro ex-pondo palestra sobre educação, as políticas públicas brasileiras, os projetos de expansão e qualificação relacionando aos grandes problemas enfrentados.
As deficiências e inadequações nas instalações físicas, tais como salas de aulas, laboratórios, áreas desportivas e de convivência; a falta de acessibilidade, recursos materiais e humanos, foram problemáticas abordadas no "Eixo 3 – A Precarização das Estruturas de Funcionamento".
Por fim, os prejuízos a toda comunidade escolar bem como os encaminhamentos do grupo sulista foram compilados no último dia de Seminário. A Seção APROFCMPA ficou incumbida de reunir todas as contribuições das Seções Sindicais em um relatório que documente todo o processo, incluindo também imagens e vídeos a compor o dossiê da Região Sul que será entregue a Direção Nacional.
O Sinasefe Nacional recomenda que as relatorias das demais regiões possam ser feitas com afinco e dedicação pelos trabalhadores a fim de resultar um dossiê nacional da precarização na Rede Federal.
*Com informações de Seção APROFCMPA




Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO