RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS


Nos últimos dias 10 e 11, o SINASEFE esteve reunido no Ministério da Educação – MEC para defender posicionamentos quanto aos Pressupostos e Diretrizes, segundo as deliberações da 117ª PLENA, que apresentou também, a proposta técnica para as pontuações que concedem o benefício do RSC.
Na revisão e aprovação da ata, o SINASEFE reafirmou a importância que as Comissões Especiais de Avaliação para o RSC fossem eleitas pelos seus pares, impedindo a indicação como permitia a proposta textual do Proifes. Os membros do Conselho votaram contra a proposta do SINASEFE que evitaria esse tipo de tratamento separatista, utilizado como "moeda de troca" frequentemente dentro das instituições federais.

SINASEFE reforçou proposta para professores antigos da Rede
Desde o momento em que membros do Conselho começaram a avaliar a redação dos pressupostos relativos ao perfil do docente para o pleito do RSC, o SINASEFE cobrou posicionamento da mesa com relação à concessão do benefício para professores antigos da Rede, com até 15 anos de tempo de serviço, no intuito de reconhecer sua trajetória.
Já que a legislação vigente da época não valorizava os docentes, o SINASEFE trouxe a dificuldade deste profissional comprovar seu histórico, como registro formal. Enquanto o SINASEFE defendeu tratamento diferenciado a esses trabalhadores com objetivo de respaldar tal prejuízo, foi gerada uma tensão política com o Proifes.
Que o governo fosse contra essa proposta não é surpreendente. Mas vieram do Proifes os principais ataques à ideia, classificando os 15 anos como inócuos e tratando o ganho do RSC pelo tempo de serviço como uma "aprovação automática" que "desqualificaria a ferramenta" e daria uma natureza de "trem da alegria" ao Reconhecimento.
Mesmo com a insistência do SINASEFE que tal reconhecimento é viável já que poderia, inclusive, amenizar as distorções existentes na carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT (12.772/12), o Proifes negou-se a refletir e simplesmente ignorou o argumento, quando afirmou que "as distorções na carreira deveriam ser debatidas em outro fórum" e que a proposta do SINASEFE não deveria ser sequer votada e sim simplesmente suprimida.
Nova reunião está prevista para o início de outubro.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO