Ação do FGTS


Esclarecimentos e documentos necessários para a ação do fgts

A ação do FGTS objetiva a diferença de atualização da TR, a qual não acompanhou a inflação, o que fez que os depósitos no FGTS tenham rendimentos menores do que o INPC. Por isso da ação para pleitear o recálculo retroativo da TR – taxa referencial.

São beneficiários, todos aqueles trabalhadores que recolheram FGTS, no mínimo, a partir de 1999 para cá.

Documentos necessários ao ajuizamento:
1-     Xerox da CTPS, foto, qualificação, e onde consta o número do PIS;
2-     Extrato do FGTS desde 1991;
3-     Xerox da Carteira de Identidade;
4-     Comprovante de residência;
5-     Contra-cheque, o último

O sindicato optou pelo ajuizamento de ações individuais porque uma ação coletiva ensejaria inúmeras discussões formais que poderão impor rito mais moroso do que uma ação individual.

A tramitação da ação se dará na Justiça Federal, por meio eletrônico (virtual) sendo regido pelas regras do Código de Processo Civil. Ou seja, o rito desta ação é absolutamente diferente da ação trabalhista.

A presente ação poderá seguir ao TFR da 4ª Região e após poderá seguir para o STJ e ao STF. Por enquanto não há como vislumbrar até onde poderá ir a tramitação processual.

Se a ação for vencida, conforme consta na procuração, e os valores forem repassados diretamente ao FGTS, o(a) bancário(a) poderá parcelar em quantas parcelas for necessário, considerando o total do montante apurado, conforme acerto prévio entre os advogados. Parcelas nunca inferiores a 15 meses.    

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO