BASE ALIADA BLINDA PREFEITURA EM CPI QUE INVESTIGA FRAUDE DOS EXAMES DE PRÉ-CÂNCER EM PELOTAS


A reunião da CPI que investiga a denúncia de fraude nos exames pré-câncer em Pelotas, realizada nesta terça-feira, 18, foi marcada por protestos e revolta da população. Em um plenário lotado e repleto de cartazes exigindo o avanços das investigações, os vereadores da base aliada rejeitaram os requerimentos para que a prefeita e secretária de saúde em exercício, Paula Mascarenhas, e o ex-prefeito e candidato ao governo do estado, Eduardo Leite, sejam chamados para depor. Segundo denúncias, as supostas fraudes nos exames teriam ocorrido em ambas gestões.

Vereadores da base aliada defenderam a blindagem aos psdbistas com base na proximidade das eleições. Para o vereador Fabrício Tavares (PSD), a convocação de Eduardo Leite, que concorre ao governo do estado, poderia ser usada como palanque eleitoral da oposição. Manifestantes presentes reagiram em coro que “saúde não espera eleição”.

Em entrevistas, debates e vídeos em sua página no Facebook, o ex-prefeito afirma reiteradamente que está dando todo apoio possível às investigações e que espera que a denúncia seja esclarecida o mais breve possível. No entanto, com a manobra de sua base aliada na Câmara, a CPI tem futuro incerto, podendo não ser concluída esse ano.


Vereadores sabotam andamento da CPI

A CPI que investiga as supostas fraudes dos exames de pré-câncer em Pelotas tem enfrentado uma série desafios. Além da blindagem ao ex-prefeito e a atual prefeita, o relator da CPI Enéas Clarindo, também do PSDB, foi acusado de sabotar a comissão. Vereadores da base aliada não compareceram na última reunião da CPI, incluindo o relator. Como a comissão é composta majoritariamente pela base aliada do governo, as ausências culminaram no cancelamento das atividades.

Diante do que considera uma tentativa de sabotagem, o vereador Ivan Duarte (PT) apresentou um requerimento solicitando o afastamento do relator Enéas Clarindo. Para o vereador do PT, “se a CPI foi criada com o objetivo de ser chapa branca, não deveria nem mesmo ter sido aprovada”. O requerimento foi rejeitado e, com isso, Ivan Duarte comunicou que a decisão do partido é de que de ele e o presidente da CPI, Marcos Ferreira (PT), se retirem da comissão.

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores fazem campanha pela Racionalização do cargo de Assistente de Aluno de nível C para nível D

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA