Servidores resistem: Assembleia Geral aprova manutenção do movimento de Greve


A assembleia geral do Sinasefe-IFSul realizada nesta segunda-feira, 5, aprovou a manutenção do movimento de Greve e a intensificação das mobilizações contra a PEC 55 e a reforma da previdência, que começou a ser discutida nesta terça-feira, 7. Mesmo com a ameaça de corte do ponto, os servidores avaliaram que a melhor resposta para mais este ataque do governo, que viola diretamente o direito constitucional de Greve, é a resistência.
Na primeira parte da assembleia, foram apresentados informes sobre as atividades do movimento, o ato do dia 29 de novembro, a participação do Sinasefe-IFSul na caravana de Brasília, a Plena 146 e a reunião da direção do Sinasefe-IFSul com a Gestão do Instituto sobre as ameaças de corte de ponto dos servidores. Em relação ao ato do dia 29 de novembro, a coordenadora da ação do Sinasefe, Daiani Luche, avaliou que o momento foi de extrema importância para aproximar o movimento da comunidade. Muitas pessoas que passaram pelo mercado, ao perceber a vigília contra a PEC 55, se aproximaram e dialogaram com os manifestantes e manifestaram preocupação a apoio ao movimento.
Os servidores e estudantes que participaram da Caravana Nacional contra a PEC 55, em Brasília, apresentaram relatos bastante intensos sobre a violência enfrentada e a intolerância do governo com qualquer forma de resistência e de manifestação. Segundo uma servidora que participou da caravana, “a sensação é de silenciamento, estamos amordaçados por um governo que não permite aos trabalhadores que se manifestem e faz isso com o rigor de uma ditadura”.
A coordenadora de ação do Sinasefe-IFSul, Stela Pinheiro, apresentou, ainda, informes sobre a sua participação no Comando Nacional de Greve. Segundo a coordenadora, o movimento tem enfrentado muita repressão do governo e tem trabalhado no sentido de articular a união entre os trabalhadores e os sindicatos. Além disso, os o comando tem participado de diversas reuniões e tentativas de contato com as lideranças políticas de Brasília, com o objetivo de levar a posição dos trabalhadores para os legisladores e cobrar que estes atuem como representantes do povo e não do governo.

Movimento Ocupa IFSul
Representantes do movimento estudantil, que participaram da Caravana Nacional Contra a PEC 55, apresentaram seus informes sobre a repressão e a violência policial enfrentada na capital federal, que não poupou nem mesmo crianças e adolescentes que participavam das manifestações. Diante deste cenário de repressão e com a ameaça de corte de salário dos servidores, os estudantes informaram a plenária que, desde o último sábado, 3, o grupo reocupou o prédio do campus Pelotas. A ocupação é uma resposta à violência do governo contra o povo e uma manifestação de resistência da luta contra a PEC da Morte.

Reunião nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 6, às 19h, será realizada uma reunião de esclarecimento com servidores, pais e alunos, no auditório do Campus Pelotas, na praça 20 de Setembro. O apelo é para que todas as partes participem, pois a reunião irá esclarecer dúvidas sobre o movimento de Greve e abrir um canal de diálogo entre servidores e comunidade acadêmica.

Posição da Reitoria do IFSul sobre o corte de ponto
O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Nilo de Campos, salientou que a situação é delicada, mas que existe uma gama de dificuldades para fazer valer a determinação do Ministério do Planejamento. A folha de pagamento envolve mais de 1,9 mil profissionais ativos, distribuídos em 14 campi; quatro sob ocupação: o Campus Pelotas, Bagé, Charqueadas e Sapucaia do Sul. Com parte dos servidores sem possibilidade de desenvolver suas atividades - ainda que não quisessem aderir à greve -, inviável avaliar quem está efetivamente engajado ao movimento, até a sexta-feira, 9 de dezembro, quando se encerra a folha a ser paga no segundo dia útil de janeiro. “Poderíamos cometer erros”, justifica.

Encaminhamentos
Seguindo a recomendação da 146ª Plenária Nacional do Sinasefe, a Assembleia encaminhou a intensificação de mobilizações nas capitais, neste momento, com um foco bastante direto nos Senadores. Foi aprovada a realização de mobilizações virtuais, com o objetivo de dialogar diretamente com os Senadores através de seus canais de comunicação online. Neste quarta-feira, 7, o Sinasefe-IFSul convida a todos os servidores para levarem os seus notebooks para o campus Pelotas, onde será realizado um encontro para envio de e-mails aos Senadores, a atividade será realizada entre 16h e 18h. 
A assembleia Geral do Sinasefe-IFSul foi dada como suspensa, podendo ser reaberta a qualquer momento, em caso de alguma mudança significativa na conjuntura nacional. Caso não o cenário não demande, a assembleia continuará na próxima sexta-feira, 9 de dezembro.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO