PELOTAS ENTRA PARA A CHAMADA ‪#‎FORA‬ GLOBO GOLPISTA E DESCOMEMORA OS SEUS 50 ANOS

Manifestantes foram às ruas em protesto contra um dos maiores grupos econômicos do país, que há meio século, fortaleceu a repressão e a ditadura e incentiva a violação de direitos humanos em sua programação.

As ruas de Pelotas amanheceram no domingo (26) com a manifestação de integrantes de diversos movimentos sociais para descomemorar o aniversário de 50 anos da Rede Globo. Num dia simbólico onde o maior grupo hegemônico da comunicação privada no país apresentava em sua programação comemorações e uma história branda de seus 50 anos, os manifestantes trouxeram a chamada #Fora Globo Golpista e atentaram para a força do monopólio em manipulação e apoio à ditadura militar. Frases e faixas com dizeres como: "RBS sonega", "Fora Globo" e "Globo golpista" foram espalhadas pela cidade em protesto contra o império do grupo de propriedade cruzada na comunicação.
A ação se soma ao conjunto de manifestações realizadas na última semana envolvendo movimentos sociais, sindicatos, coletivos e mídia alternativa no país, que questionam o papel da empresa de comunicação na história política do Brasil, sua ausência de representatividade e pluralidade, seus interesses econômicos e ideológicos descarregados à população diariamente, as suspeitas de sonegação de impostos e a barreira que esse monopólio impõe para a democratização da comunicação.
No Rio Grande do Sul, foram realizados escrachos públicos em oito afiliadas da RBS como nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz e Santa Rosa.

PROJETO DE LEI DE MÍDIA DEMOCRÁTICA – Por uma comunicação popular e representativa
Nacionalmente, movimentos sociais têm se organizado desde a década de 90 em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que busca uma regulamentação dos meios de comunicação no Brasil. A campanha "Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo" é uma iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e nasceu da mobilização de dezenas de entidades do movimento social brasileiro. É fundamental que um novo marco regulatório deva garantir o direito à comunicação e a liberdade de expressão de todos os cidadãos e cidadãs, de forma que as diferentes ideias, opiniões e pontos de vista, e os diferentes grupos sociais, culturais, étnico-raciais e políticos possam se manifestar em igualdade de condições no espaço público midiático.
Pelotas tem seu Fórum local, ligado à campanha, onde propõe ações, discussões, formações e encaminhamentos sobre a necessidade de se democratizar a comunicação no país. Comunicação é um direito de todos e não mercadoria.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO