REUNIÃO COM O MEC


Dia 22 de março, por solicitação do SINASEFE, ocorreu a reunião com o MEC, onde nossos representantes entregaram a contraproposta aprovada na 103ª PLENA, a qual já fora protocolada nesse Ministério em 15/09/2011. Na oportunidade apresentaram a proposta que o MEC havia feito durante à greve, em 20/09/2011, com o objetivo da retomada daquelas negociações e que o novo ministro tomasse conhecimento de imediato.
Na sequência, o SINASEFE apresentou os pontos divergentes em relação a proposta de setembro de 2011. São eles:
1- Auxilio transporte: O SINASEFE argumentou de que a Orientação Normativa nº4 era indevida e desrespeitava o direito dos Trabalhadores, prejudicando em muito o processo de expansão da rede já que muitos Servidores não tinham condições de utilizar o transporte regular e consequentemente comprovar com bilhetes tal utilização.
O ministro concordou que o trabalhador não tem que apresentar nenhum comprovante por se tratar de auxilio, ficando a cargo de cada um usar da melhor forma possível. Disse que para ele isso “prejudicaria em muito a implantação do PRONATEC” e que irá discutir este assunto com o MPOG.


2- Progressão por titulação dos docentes (D1 para D2 ou D3): O SINASEFE alertou que esta questão está causando uma insatisfação muito grande na rede e que tem Institutos concedendo e outros não, causando distorções na própria rede.
O ministro falou que não pode tomar nenhuma decisão sobre esta questão por se encontrar na AGU um pedido de análise jurídica para depois o MEC e o MPOG tomarem uma decisão final. 
Mais uma vez o SINASEFE questionou a demora dessa decisão e o ministro afirmou que buscará uma resposta rápida da AGU. Enfatizou que não tomará nenhuma decisão sem ter a orientação jurídica.


3- Inclusão dos docentes dos ex-territórios e das IFEs Militares no PL 2203/12: O ministro disse que, em relação aos docentes das IFEs Militares, irá dialoga com o Ministério da Defesa e tentar resolver a questão junto ao MPOG, pois entende que tais profissionais deveriam ser contemplados. Tratando dos docentes dos Ex-territórios, o ministro questionou sobre a não utilização desses profissionais na Rede Federal para justificar a não inclusão na carreira. O SINASEFE insistiu de que a decisão de não utilizá-los na rede e permitir sua utilização nos estados era uma decisão política da União. Defendemos a incorporação desses profissionais na Rede Federal.
4- Expansão da rede: Há necessidade da realização de um fórum com a participação do SINASEFE, CONIF e MEC com o objetivo de discutirmos a expansão. O representante da SETEC disse que o CONIF afirmara que o SINASEFE era contra a expansão da rede. Na verdade, o SINASEFE questionou a forma que a expansão da rede vem acontecendo, com sérias distorções entre os estados, regiões e Institutos. O SINASEFE reafirmou que o objetivo do fórum era exatamente o de ampliar o diálogo entre gestores e trabalhadores na busca da melhoria da Rede Federal.
5- PIQDTEC: O SINASEFE apresentou a necessidade da reativação desse programa até que o governo defina e constitua uma política de formação e capacitação permanente aos Servidores.
6- Demais itens da proposta do MEC de setembro de 2011: Foram abordadas questões pontuais do Acordo do MERCOSUL para admissão automática de títulos, 30 horas semanais. Todos os itens previstos na proposta de setembro de 2011 serão retomados junto à SETEC para depois do 26º CONSINASEFE, já com a nova Direção Nacional do Sindicato. 


Ao final da reunião, o SINASEFE propôs a abertura de uma Câmara no CNE que trate de Ensino Profissional, o que foi aceito pelo ministro Mercadante.


Participantes pelo SINASEFE: William Carvalho, Ney Robson, e Silvio Rotter (Coordenadores Gerais) e Zelina Machado (Coordenação de Pessoal Aposentados). Participantes pelo MEC: Aloisio Mercadante (Ministro), Henrique Pain (Secretário Executivo) e Marco Antônio (Secretário da SETEC).

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO