AUDIÊNCIA COM O MPOG

 22/03
As 31 Entidades que compõem o Fórum dos SPFs foram para esta audiência na busca de resgatar algumas questões que já tinham sido negociadas com o governo e que não constam do PL 2203, bem como pontuarem outras questões que foram inseridas “por contrabando” pelo governo, como, por exemplo, a mudança na concessão da Insalubridade para os Servidores Federais.
- Insalubridade:
A primeira polêmica se deu por conta da Insalubridade, quando todas as Entidades, de maneira bastante veemente, questionaram a prática do governo de aproveitar um PL que atenderia várias questões demandadas dos acordos firmados, e que mudar a forma de concessão de um direito como o adicional de insalubridade seria no mínimo colocar em risco a credibilidade daquela mesa. O governo tentou dizer que o ponto havia sido debatido. Foi desmascarado e ao final o Secretário afirmou que tal questão precisa de mais debate, mas que ele não teria autonomia para decidir a retirada dessa questão do PL e que precisaria consultar as instâncias superiores do governo.
- Docentes dos Ex-territórios e de IFEs Militares:
Com relação à inclusão dos Professores dos Ex-Territórios e dos Docentes das IFEs Militares que ainda não foram incluídos anteriormente na 11.784 e que portanto estariam fora da reestruturação do PL 2203, apresentamos em nome das Entidades um histórico da inclusão desses na mesma carreira dos demais em 2004, e que houve um retrocesso com a retirada dos mesmos em 2008 e que achávamos que a correção de todo este retrocesso teria sido revista em 2009 com a possibilidade do Termo de Adesão. Esta argumentação tinha sido apresentada ao Secretário anterior, Duvanier, e o mesmo afirmou que não havia interesse do Governo em excluir esses Servidores na reestruturação das carreiras docentes e que isso seria feito a partir do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão junto ao Congresso e não a partir de emendas. Vale registrar que Marcela Tapajós confirmou que tal questão havia realmente sido afirmada. No final desse ponto o Secretário ficou de discutir internamente para apresentar resposta sobre o tema.
- Reajuste de 4%:
Sobre o reajuste de 4%, ficou confirmado que o mesmo será retroativo a março, independentemente da data que o PL vier a ser aprovado.
Ao final, as Entidades colocaram claramente a necessidade do governo trazer respostas concretas ao que já foi apresentado nas três audiências em que foram tratadas a política salarial, benefícios e sobre o PL 2203.
No dia 28 de março acontecerá nova audiência, às 11 horas, na qual as Entidades esperam que o governo apresente respostas concretas sobre o que foi demandado.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO