Congresso confirma veto de Temer a auditoria da dívida pública

​O Congresso Nacional confirmou, nesta terça-feira (29), o veto do presidente Michel Temer à realização de uma auditoria da dívida pública brasileira, que consome quase metade do orçamento do Brasil. Em sessão conjunta, deputados e senadores mantiveram a decisão tomada pelo presidente no último dia 11, quando sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018. Para que a negativa de Temer caísse, era necessário o apoio de 257 deputados. Foram registrados 156 votos a favor do veto e outros 103 contra. Com isso, não houve nem apreciação por parte dos senadores.


“Durante o exercício de 2018, será realizada auditoria da dívida pública, com a participação de entidades da sociedade civil, no âmbito do Ministério da Fazenda e do Banco Central do Brasil”, dizia o trecho vetado, referente a uma emenda do deputado Cesar Halum (PRB-TO) e destaque do deputado Alan Rick (PRB-AC). O texto previa a participação de entidades da sociedade civil no âmbito do Ministério da Fazenda e do Banco Central.


Embora seja bandeira das esquerdas, a auditoria da dívida pública também foi barrada em 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff, que excluiu o dispositivo previsto em emenda à Lei Plurianual 2016/2019. Dilma e Temer alegaram que o Tribunal de Contas da União (TCU) já têm a prerrogativa de auditar a dívida.


“O conceito de dívida pública abrange obrigações do conjunto do setor público não financeiro, incluindo União, Estados, Distrito Federal e Municípios e suas respectivas estatais. Assim, a forma abrangente prevista na iniciativa poderia resultar em confronto com o pacto federativo”, alegou o presidente. Segundo ele, a auditoria implicaria “um elevado custo para a União” e “não é matéria da Lei de Diretrizes Orçamentárias”.



Afronta

Assim que foi anunciado o veto de Temer, a Auditoria Cidadã da Dívida afirmou, em nota, que a decisão de Temer “afronta princípios constitucionais básicos, como o da transparência e a soberania popular, e representa enorme desrespeito para com a sociedade que está pagando a conta dessa dívida, que nunca foi auditada, e que absorve todo ano quase a metade do orçamento federal”. A organização reconheceu que o TCU tem a prerrogativa de fazer a auditoria, mas que isso não impede a realização de outras frentes com o mesmo propósito.


“Ademais, durante a CPI da Dívida Pública concluída em 2010 na Câmara dos Deputados, restou comprovado que o TCU nunca chegou a realizar a auditoria integral da dívida pública, limitando-se a acompanhar a sua evolução e realizar fazer auditorias pontuais de alguns aspectos. Portanto, é evidente que essa não é a razão do veto”, contesta o movimento pró-auditoria.


“Esse veto afronta princípios constitucionais básicos, como o da transparência e a soberania popular, e representa enorme desrespeito para com a sociedade que está pagando a conta dessa dívida, que nunca foi auditada, e que absorve todo ano quase a metade do orçamento federal”, diz nota divulgada há duas semanas.


Fonte: Congresso em foco

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO