GREVE CAVG: 50 DIAS

A Greve do Campus Pelotas Visconde da Graça, iniciada no dia 02 de maio, completou neste final de semana, cinquenta dias. O movimento faz parte da Greve nacional do SINASEFE, deflagrada no dia 21 de maio. Ao longo destes dois meses de mobilização nacional, o cenário apresentado pelo governo tem sido de criminalização da luta e não de negociação.


Principais momentos:

Com 20 dias de greve, e mais de 150 unidades em greve, o MEC e o MPOG receberam pela primeira vez o SINASEFE, a mesa de negociação resumiu-se a informação de que não haveria negociação, que o Sindicato poderia manter a Greve por tempo indeterminado, pois a educação federal não estava na pauta do governo.

Alguns dias depois, o Comando Nacional de Greve calou a presidente Dilma durante a abertura da Arena da Participação Social, na ocasião, o comando foi retirado do local, mas com a promessa de uma nova reunião com o MEC. A reunião não ocorreu, bem como o avanço das negociações.

Desde o início da Greve, o SINASEFE Nacional realizou três PLENAS com as bases do sindicato, todas aprovaram para a continuidade e a ampliação da mobilização nacional. Uma nova PLENA está marcada para o final do mês de junho. No Campus Visconde da Graça foram realizadas três assembleias, uma que aprovou a adesão ao movimento de Greve e outras duas que decidiram, por aclamação, pela continuidade e fortalecimento do movimento. 

Diversas atividades de mobilização em torno das pautas, nacional e local, foram realizadas no período, como a construção da pauta em conjunto com a comunidade; a apresentação das pautas para a direção do Campus e para a reitoria do IFSul; diversas reuniões ampliadas para esclarecimentos dos assuntos de Greve e um ato público em frente ao CAVG pedindo mais segurança no acesso ao Campus. 

Desde o início de junho, o comando vem promovendo também atividades de discussão sobre o novo regimento do CAVG, que deverá ser concluído até setembro, as atividades do comando foram, até o momento, a única oportunidade da comunidade participar da construção deste importante documento, uma vez que a direção ainda não programou nenhum tipo de atividade.

Semanalmente o Comando Local de Greve divulga uma agenda local de mobilização, com diversas atividades que tem auxiliado a manutenção e ampliação da Greve no Campus. O comando tem participado também das assembleias de base do SINASEFE IFSul, onde apresenta a conjuntura da greve do CAVG e promove o debate sobre a possibilidade de construção de uma pauta local de mobilização em todas unidades do IFSul, independente de adesão ao movimento paredista.



Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO