PROFESSOR TITULAR E AUXILIO-TRANSPORTE

A Comissão Nacional Docente (CND) do SINASEFE esteve na segunda-feira (18) reunida na Secretaria do Ensino Básico e Tecnológico – SETEC/MEC – dando continuidade à discussão sobre a regulamentação da Lei n º 12.722, quando foram incluídos dois pontos: Progressão Docente para a classe de Titular e direito ao Auxílio-transporte. Foi solicitado à SETEC uma posição do governo sobre as questões propostas pelo SINASEFE referente à Avaliação de Desempenho e Reconhecimento de Saberes e Competências.
Lamentavelmente, o governo não acatou as posições mais importantes apresentadas pelo SINASEFE. A posição do SINASEFE a respeito da progressão dos docentes à classe de Titular é que esta representa somente mais um nível na Carreira, podendo ser solicitada, apenas, pelos portadores do título de doutoramento. Dessa forma, todos os Professores Doutores que chegarem a D IV –4 (404), após o cumprimento do interstício normal para qualquer promoção, poderão solicitar sua progressão para Professor Titular.
Acerca da Avalição de Desempenho e Reconhecimento de Saberes e Competências, o SINASEFE encaminhou proposta de que devam ser aplicados os mesmo critérios de progressão com apresentação de um memorial de toda sua carreira, não se restringindo apenas aos anos posteriores a sua última progressão. Assim, será mantido o princípio da autonomia das unidades acadêmicas.
Sobre o Auxílio-transporte, a CND apresentou os seguintes princípios que devem regular o direito dos trabalhadores:
- Fim do desconto dos 6% do salário dos trabalhadores federais; tal cobrança tem levado a uma briga jurídica, já que tal procedimento tem sido feito baseado na CLT que rege os trabalhadores da iniciativa privada;
- Fim da exigência descabida de apresentação de comprovantes do deslocamento dos trabalhadores ao seu local de trabalho;

# Universalização desse direito;
# Valor correspondente aos cinco dias de trabalho semanal;
#Gratificação para servidores de regiões de difícil locomoção.

O representante da SETEC não apresentou discordância da nossa posição, comprometendo-se a apresentar nossas propostas nos GT do governo com as entidades representativas dos reitores (CONIF e ANDIFES).
 

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO