SENADO: CCJ CONVOCA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR AMPLIAÇÃO DA LEI ANTITERRORISMO


A votação de um projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que pretende alterar a Lei Antiterrorismo, abrindo possibilidade de criminalização de movimentos sociais, estudantis e de trabalhadores, foi adiada. Nesta quarta-feira (31), os senadores aprovaram a convocação de uma audiência pública para discutir com especialistas e os próprios movimentos os riscos e consequências da medida.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 272/2016, de autoria de Lasier Martins (PSD-RS), pretende restituir trechos vetados pela então presidenta Dilma Rousseff para justamente evitar a criminalização de manifestantes e movimentos.

Relator da proposta, o senador Magno Malta (PR-ES), aliado do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), incluiu na tipificação como crime de terrorismo atos com motivação "política, ideológica e social", o que ampliaria a possibilidade de interpretação para enquadrar como terrorismo qualquer tipo de mobilização. "Eles estão com medo porque o que eles fazem é terrorismo mesmo e têm de ser punidos", afirmou Malta ao jornal O Globo, acusando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outros.

O projeto de Malta tipifica como terrorismo "incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado, com o objetivo de forçar autoridade pública a praticar, abster-se ou tolerar a prática de determinado ato ou de provocar intimidação a certas pessoas, grupos ou à população em geral." A revisão da lei também propõe a tipificação de terrorismo para quem "interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática ou bancos de dados".

Segundo os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), esses crimes já estão tipificados. "Quem comete esse tipo de ato, de queimar e depredar patrimônio público, a lei já ampara como passível de ser enquadrado como crime de terrorismo", afirmou Vanessa. "Estamos dando um instrumento de criminalização de todos os movimentos sociais. Temos que discutir, e não dar um cheque em branco como esse", disse Lindbergh, que classificou a proposta como "violento atentado à democracia brasileira".

Eles também lembraram declarações de Bolsonaro, antes da votação de 28 de outubro, prometendo banir, com prisão ou exílio, adversários políticos. Após a vitória, ele voltou a defender a criminalização das cúpulas do PT e do Psol.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), da base do governo Temer, também alertou para os riscos da proposta. De acordo com ela, com essa brecha de interpretação o projeto poderia ser declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Muito me preocupou o fato de que o terrorismo consistiria não só na prática de atos de indivíduos por xenofobia, racismo, mas também a motivação política, ideológica e social. Tenho a impressão de que poderíamos até estar inviabilizando constitucionalmente o projeto ao incluir esses termos", apontou.

"Diante dos nossos olhos, está absolutamente claro. Vou debater o quê? Se alguém que queimou ônibus ou patrimônio público é criminoso ou não é? É óbvio que é um criminoso", reclamou Magno Malta. "O que nós queremos é o debate. Uma audiência pública para a gente discutir exatamente a abrangência desse projeto de lei", afirmou a senadora Vanessa.

A audiência pública, ainda sem data confirmada, poderá ocorrer nas próximas duas semanas, segundo o presidente da CCJ, senador Edson Lobão (MDB-MA). Só então, após ouvir os especialistas e as entidades envolvidas, a proposta poderá ser colocada em votação na comissão. Se aprovada, vai à Câmara dos Deputados para apreciação.


Fonte: Rede Brasil Atual 

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO